Fundo do Centro Oeste cria Grupo de Trabalho com enfoque socioambiental

O FCO - Fundo do Centro Oeste vai constituir um GT - Grupo de Trabalho com o objetivo de formular proposições para melhorar seu desempenho socioambiental. A criação do GT foi proposta pelo Ministério do Meio Ambiente, com a finalidade de estudar, anal

  
  

O FCO - Fundo do Centro Oeste vai constituir um GT - Grupo de Trabalho com o objetivo de formular proposições para melhorar seu desempenho socioambiental.

A criação do GT foi proposta pelo Ministério do Meio Ambiente, com a finalidade de estudar, analisar e propor instrumentos e mecanismos econômicos destinados a promover a gestão ambiental no âmbito dos projetos financiados pelo Fundo.

De acordo com o ministério, é necessário que o poder público não apenas exija a observância e cumprimento da legislação ambiental vigente, mas, também, crie condições para que os agentes econômicos e sociais, que apresentam passivos ambientais em seus sistemas de produção, possam implementar medidas de gestão visando a recomposição das condições ambientais necessárias para a sustentabilidade dos empreendimentos.

O Grupo de Trabalho, segundo a proposta do MMA, tem como finalidade:

- criar e implementar um sistema de compensações econômicas proporcionais a `adimplência ambiental` do mutuário;

-analisar os critérios ambientais atualmente definidos para a seleção e aprovação dos projetos financiados pelo Fundo;

-propor um sistema de monitoramento e avaliação dos projetos financiados pelo FCO;

-examinar a linha de financiamento do Pronatureza, adequando-a ao propósito de apoiar projetos socioambientais;

-adequar a linha de financiamento ao Desenvolvimento do Turismo Regional, de modo a melhor inserir e explicitar a componente do Ecoturismo como via de geração de emprego e renda em padrões sustentáveis.

Fonte: MMA

  
  

Publicado por em