Geraldo Alckmim recebe relatório parcial da situação dos mananciais paulistas

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmim, recebe, no Domingo (6/6), na Fonte do Rio Ipiranga, às 10h30, um documento do WWF-Brasil sobre a situação dos rios e mananciais do Estado, elaborado com base na expedição ambiental realizada pela equip

  
  

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmim, recebe, no Domingo (6/6), na Fonte do Rio Ipiranga, às 10h30, um documento do WWF-Brasil sobre a situação dos rios e mananciais do Estado, elaborado com base na expedição ambiental realizada pela equipe da ONG desde o dia 22/5 e que cobriu o trecho entre o Rio de Janeiro e São Paulo.

A expedição foi realizada a bordo do balão Panda uma aeronave de ar quente, de 28m de altura e volume de 3.000m3.

O coordenador do Programa Água para a Vida, do WWF, o biólogo e especialista em água doce Samuel Barrêto, informou que a expedição detectou diversos problemas, tais como o crescimento desordenado das cidades, desmatamento, erosão, assoreamento dos corpos d`água,despejo de esgotos in natura, ocupação irregular das margens, atividades agrícolas muito próximas aos mananciais, mineração e, até mesmo lixões.

`Esta situação compromete a quantidade e qualidade da água e o próprio desenvolvimento econômico da região. É preciso que os governos e não só o de São Paulo, comecem a priorizar a proteção dos mananciais, o manejo hídrico e o saneamento básico como parâmetros fundamentais do planejamento habitacional, de fornecimento de energia e de desenvolvimento econômico, caso contrário, seguiremos correndo sempre atrás do prejuízo`, disse Barrêto.

A Expedição Ambiental do balão Panda é uma das ações da Campanha Água para a Vida, Água para Todos, do WWF-Brasil. O objetivo da campanha é alertar governos e população quanto à necessidade de pensar na água como suporte à vida e não apenas mercadoria. Economizar água, combater a poluição e democratizar os recursos hídricos são termos-chaves da campanha.

Fonte: WWF-Brasil

  
  

Publicado por em