Gestão ambiental é prioridade da Embrapa Suínos e Aves para 2003

A Embrapa Suínos e Aves fará de 2003 novamente um ano voltado para a Gestão Ambiental. Os pesquisadores desta área estão envolvidos em diversos projetos, nos quais o enfoque principal é suinocultura. Em 2002, a Unidade assinou o termo de cooperação té

  
  

A Embrapa Suínos e Aves fará de 2003 novamente um ano voltado para a Gestão Ambiental. Os pesquisadores desta área estão envolvidos em diversos projetos, nos quais o enfoque principal é suinocultura.

Em 2002, a Unidade assinou o termo de cooperação técnica e financeira com o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas com o objetivo de desenvolver pesquisas voltadas para o aproveitamento dos dejetos suínos.

Este acordo permitirá o desenvolvimento de protótipos para a compostagem de dejetos, uso de biogás e de coletor solar em propriedades rurais.

Até março de 2003 está prevista a disponibilização, via página eletrônica da Unidade, do Inventário de Tecnologias disponíveis para o tratamento dos dejetos suínos.

Para este inventário está sendo feito um levantamento de todas as tecnologias que a Embrapa têm disponível para tratar os dejetos suínos. Também até o mês de março de 2003 deverão estar em funcionamento o Biodigestor e Coletor Solar, que serão instalados em uma propriedade da região de Concórdia (SC) e servirão como sistema modelo.

A Plataforma de Compostagem é a terceira ação do projeto e deverá ser construída até junho de 2003, na Embrapa Suínos e Aves. Outro projeto da Embrapa Suínos e Aves, que foi aprovado através da FUNCITEC, está viabilizando a construção de Unidades Demonstrativas de Plataforma de Compostagem e de Criação de Suíno Sobre Cama.

Duas Uds serão construídas em Braço do Norte – SC e outras duas em Concórdia, bacias hidrográficas atendidas pelo PNMA II - Programa Nacional do Meio Ambiente II.

Ainda dentro deste projeto, será analisado um sistema compacto de tratamento de dejetos, que terá a parceria da Escola Agrotécnica Federal de Concórdia.

Fonte: Embrapa

.

  
  

Publicado por em