Gestão ambiental está entre as sete áreas promissoras deste século

O trabalho de gestor ambiental, profissão que vem ganhando cada vez mais mercado foi destaque na revista Nova, e está entre as sete áreas mais promissoras deste século junto com a coordenação de alimentos e bebidas, agronomia, segurança de sistemas, atend

  
  

O trabalho de gestor ambiental, profissão que vem ganhando cada vez mais mercado foi destaque na revista Nova, e está entre as sete áreas mais promissoras deste século junto com a coordenação de alimentos e bebidas, agronomia, segurança de sistemas, atendimento ao cliente/call center, ensino virtual e captação de recursos para o terceiro setor.

A jornalista Iracy Paulina, explica que este tipo de profissional trabalha para empresas que possuem ou querem implantar um sistema de gestão ambiental para conquistar a certificação ISO 14.000. Sua obrigação é analisar os impactos que o processo produtivo delas pode causar ao meio ambiente, aos funcionários e ao público externo e até criar soluções para minimizar seus efeitos.

Normalmente, a equipe de gestão ambiental conta com administradores, engenheiros, químicos e advogados. É promissora porque os fabricantes perceberam que ligar a imagem à preservação do meio ambiente agrega valor à marca e rende pontos no mercado. Um levantamento feito em 2002 mostrou que cerca de 700 empresas brasileiras já correram atrás do certificado ISO 14. 000.

Para exercê-la é necessário ser graduado em engenharia, química, administração ou direito e especialização em gestão ambiental. O salário varia de 3 mil a 12 mil reais.

A revista informa ainda que o profissional é solicitado em empresas que querem criar uma rotina de respeito ambiental, o que, muitas vezes, implica em mudar a cultura da corporação, da alta cúpula ao chão de fábrica, exigindo altas doses de argumentação e convencimento. Portanto, é imprescindível que o candidato tenha este perfil.

Fonte: Estação Vida

  
  

Publicado por em

Raquel - Turismóloga

Raquel - Turismóloga

01/08/2012 15:13:36
Também fiquei surpresa com essa informação de ser formado em ADM, Engenharia, Química e Direito, mas na verdade acho que a equipe de gestão ambiental também tem esses profissionais. Sou formada em Turismo e tenho interesse em fazer Gestão Ambiental, pensei em Engenharia Ambiental, mas também odeia cálculos, quero aumentar minha remuneração, mas fazendo algo que eu gosto.

Diego

Diego

27/07/2012 00:23:32
Não vai pelo salario nem pelo que os outro falam, vai em que seu coração manda, aquilo que voce quer ser com um bom espirito de servir, estou no 1semestre de gestão ambiental e ja me sinto com alegria e a paixão de ajudar nosso planeta chamado TERRA.

Juca Mayo

Juca Mayo

08/07/2012 00:15:22
Todo mundo tem duvidas, inclusive eu, o importante é se identificar com a área, sou técnico em segurança do trabalho e pretendo me formar em gestão ambiental, as vezes fico na duvida, não vejo tanto interesse das empresas no meio ambiente, fazem oque é obrigado a fazer. Espero que isso mude.Desejo a todos boa sorte.

Sonia

Sonia

03/07/2012 19:03:13
Sou pedagoga e gostaria de fazer pós em Educação Ambiental. Poderiam me orientar, pois gostaria de atuar em escolas como professora ambientalista.

Geronimo

Geronimo

24/06/2012 10:41:46
Estou cursando Gestão Ambiental e a maior dúvida é quanto a relação emprego vs. salário.

Josué Prestes

Josué Prestes

02/06/2012 10:49:08
Eu irei fazer gestão ambiental porque aqui em Mocajuba, Pará, tem muito emprego de Gestor Ambiental.

Leda

Leda

01/06/2012 04:41:38
Li todas as publicações... fiquei um pouco apreensiva pois começo essa faculdade em poucos dias. Estava muito empolgada, mas ... foi tenso perceber que os salários são baixos e que p ser contratado por uma grande empresa é necessário outras formações!!! Percebi que a profissão ainda está engatinhando e não tem um conselho formado para dar suporte necessário.Mas enfim, vamos que vamos e veremos no que vai dar! abraços a todos os gestores e futuros colegas de profissão!

Jucicleide

Jucicleide

20/05/2012 17:12:37
Fiquei surpresa ao saber que é necessário ser especializado em outras areas como engenharia e direito. Não entendi bem como funciona, achava que bastaria o curso de gestão ambiental.

MICHELLINE

MICHELLINE

28/03/2012 17:11:45
tenho vontade de fazer este curso por isso estou sempre de olho nos sites que tem este tipo de informação. Porém fiquei surpresa oa saber que pra ser melhor reconhecido é necessario ser formado em outras areas achei que só o curso de gestor basta-se. Mesmo assim ainda tenho interesse na area. vamos ver o q realmente dar apos a formaçao.

Fernando Fernandes Arcari

Fernando Fernandes Arcari

17/02/2012 19:31:57
O ideal é que o profissional do meio ambiente saiba também de Seguranca no Trabalho, pois as profissões caminham juntas. Quando vemos um risco quimico, por exemplo, se não for tomada as corretas atitude para minimizar ou neutralizá-lo, pode afetar tanto os seres humanos quanto o meio ambiente.

Fernada

Fernada

12/02/2012 11:24:55
Comecei recentemente a faculdade de Gestão Ambiental, mas já me apaixonei por essa area. É bem diferente do que faço atualmente, já que trabalho na área da saúde, mas o mais importante é cuidar do nosso planeta, o futuro de muitas pessoas dependem de nós.

ZECA

ZECA

26/09/2011 14:00:48
JÁ ME FORMEI EM GESTÃO AMBIENTAL, ESTOU TERMINANDO PÓS EM AUDITORIA E PERÍCIA E GESTÃO AMBIENTAL. QUAL SERIA A CHANCE SE ENCAIXAR NO MERCADO DE TRABALHO?

Muriel Cavalli

Muriel Cavalli

30/08/2011 22:19:45
Eu tenho vontade de fazer faculdade de Gestão Ambiental, mas tenho medo de ter um salario baixo e pouca oferta de emprego. Se alguem puder me ajuda ficarei agradecido!

E.A.P.

E.A.P.

15/08/2011 12:30:24
Sou Gestor Ambiental em órgão público e, graças a especialização que possuo na área de Gestão Ambiental consegui mudança para o Setor de Gestão Ambiental, recentemente criado aqui, além de cargo de chefia. É muito gratificante a profissão.
Apenas gostaria de dizer que sou formado em BIOLOGIA, com especialização em GESTÃO AMBIENTAL. Portanto, não são apenas aqueles profissioais mencionados que podem ser gestores ambientais, mas também, claro, os biólogos. Afinal, quem é que tem mais a ver com o meio ambiente que os biólogos?

Thiago

Thiago

03/08/2011 13:20:04
As leis estão mais rígidas e serão ainda mais daqui alguns anos com relação ao meio ambiente. Com certeza as empresas serão mais cobradas e teram que tomar atitudes e consequentemente vão precisar de profissionais, como o, Gestor Ambiental. A profissão ainda não é muito valorizada, mas já é tendência para os próximos anos e certamente será muito valorizada.

LEO ROSA CAMPOS

LEO ROSA CAMPOS

22/07/2011 18:29:15
Todo profissional pode ser bem sucedido e realizado na profissão a qual escolheu, não importa as circunstâncias desta escolha, o que importa na verdade é buscar a sua excelência, ou seja, devemos ser o melhor naquilo que propomos fazer. É oportuno dizer que não podemos perder o foco e devemos ser objetivos e isso implica em saber aonde queremos chegar!

Lara

Lara

19/07/2011 16:25:21
Estou pensando em fazer faculdade de Gestão Ambiental, e uma área abrangente, não sei qual área que defino: administração, quimica, etc. Engenharia: essa eu sei que não, pois não gosto de cálculos!

Juarez

Juarez

25/05/2011 16:14:33
Mais um modismo, ja vi isso acontecer em diversas profissoes, barca furada.

Rodrigo - Gestor Ambiental e Técnico Agropecuário

Rodrigo - Gestor Ambiental e Técnico Agropecuário

28/02/2011 22:54:13
É uma profissão maravilhosa porém sempre é esbarrada e freada pela engenharia, acho sim importante que um órgão se prontifique em cadastrar a profissão até mesmo porque o mercado de trabalho é para todos e não deve existir motivo para que um engenheiro ou até mesmo um técnico de segurança de trabalho fique com as atribuições de um gestor ambiental que nada mais é de fomentar a melhor maneira de desenvolver as atividades junto ao ambiente própriamente dito ou melhor cuidar de toda alteração causada pela ação antrópica.....

Robson De Medeiros

Robson De Medeiros

12/02/2011 08:34:43
É muito importante saber qual é real dimensão desse profissional,eu estou muito feliz em iniciar esse curso. Acho que realmente ser gestor ambiental é uma das melhores profissões desse país.

Jorge Antonio Jolvino

Jorge Antonio Jolvino

09/08/2010 00:16:36
Pelo que esta no texto acima, eu entedi que as empresas querem uma pessoa graduada em engenheiria, quimica, administração ou em direito, e para depois se especializar em gestor ambiental, as empresas não quer so o gestor ela prefere contratar um profissional que tenha todo esse pacote. Vamos estudar moçada.

Carlos-Gestor Ambiental

Carlos-Gestor Ambiental

27/04/2010 20:54:24
A profissão será promissora, mas será. Aqui em Goiás há vários profissionais formados na área e nada de conseguir emprego. E quando conseguem, o salário é entorno de R$ 1500 e não exerce a profissão e sim como auxiliar.

Enquanto não existir um conselho e haver mais exigência dos órgãos competentes, o profissional ficará trabalhando em áreas como comercios varejistas, sendo vendedor. É o que acontece por aqui em Goiás.

Clodomir soethe

Clodomir soethe

18/02/2010 16:44:05
muito bom, estou cursando o ultimo ano de GESTÃO AMBIENTAL, posso afirmar que é uma profissão que vem para preencher lacunas, e todos se beneficiaram.

Helena

Helena

09/12/2009 15:06:18
Excelente, sou gestora ambiental e sei a importancia do cargo para o meio ambiente, embora seja muito difícil, é extremamente gratificante essa profissão.