Governo Federal vai estimular licenciamento ambiental

O secretário-executivo do ministério do Meio Ambiente, Claudio Langone, afirmou na segunda-feira (21/7), no Rio de Janeiro, que o governo está revendo as estratégias de licenciamento ambiental no país. O objetivo é estimular, cada vez mais, a inclusão

  
  

O secretário-executivo do ministério do Meio Ambiente, Claudio Langone, afirmou na segunda-feira (21/7), no Rio de Janeiro, que o governo está revendo as estratégias de licenciamento ambiental no país.

O objetivo é estimular, cada vez mais, a inclusão da variável ambiental no planejamento das empresas, aumentando a eficiência e competitividade reduzindo os danos ambientais.

Langone considera essencial a ampliação do diálogo entre governo e empresas, especialmente as rurais. `Não vamos avançar se não houver diálogo`, disse.

Segundo Langone, o empresário deve ter com o meio ambiente a mesma preocupação que tem com a qualidade de sua linha de produção.

`O licenciamento ambiental significa hoje um atestado de bom desempenho industrial, o que é um passaporte para o acesso aos financiamentos públicos e privados.

Garante, também, a competitividade da empresa`, disse o secretário que participou do Fórum Anual do CEBDES - Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

O secretário-executivo disse ainda que um dos desafios do governo na área do meio ambiente é garantir o acesso das pequenas e médias empresas ao serviço de licenciamento ambiental.

Segundo ele, este trabalho deve incentivar a capacitação dos municípios para o licenciamento das atividades locais.

`Neste contexto, o governo deve definir regras mais claras para a concessão do licenciamento, enquanto que ao setor empresarial caberá a conscientização de incorporar a gestão ambiental na origem de seus projetos`, explicou Langone.

Fonte: MMA

  
  

Publicado por em