Grande parte dos recifes de corais estão ameaçados

Dos recifes de coral do planeta que compõem um ecossistema vital para os oceanos, 70% estão ameaçados ou já foram destruídos, apesar de, em 2004, terem começado a se regenerar. A informação veio a público na segunda-feira(6/12) com a divulgação do mai

  
  

Dos recifes de coral do planeta que compõem um ecossistema vital para os oceanos, 70% estão ameaçados ou já foram destruídos, apesar de, em 2004, terem começado a se regenerar.

A informação veio a público na segunda-feira(6/12) com a divulgação do mais recente balanço sobre a saúde dos recifes de corais, elaborado por 240 cientistas de 98 países.

O balanço atribui esta degradação à poluição, à pesca excessiva, ao aumento da temperatura do planeta, ao desenvolvimento urbano em zonas costeiras e às enfermidades dos microorganismos que formam os corais.

`Vinte por cento dos corais do mundo foram tão danificados que têm poucas esperanças de regeneração`, ressaltou durante uma entrevista à imprensa Clive Wilkinson, coordenador da Rede de Vigilância Mundial de Recifes de Corais.

O documento constatou também que a superfície total de recifes de corais aumentou em 2004 comparado aos últimos anos, um sinal de regeneração.

`Nos alegra poder afirmar que cerca da metade dos corais em mal estado em 1998 estão em vias de se regenerar`, afirmou Clive Wilkinson. Mesmo assim, recordou,`70% dos recifes de coral do planeta estão ameaçados ou destruídos, em comparação aos 59% de quatro anos atrás`.

Os danos mais severos foram constatados no Golfo Pérsico, onde 65% dos corais desapareceram, e no sudeste e sul da Ásia, com taxas de destruição de 38% e 45% respectivamente. Estudos recentes constataram também que o Caribe perdeu 80% de seus corais.

Fonte : Agência EFE

  
  

Publicado por em