Guarujá (SP) apoia o Programa Mundial de Educação Ambiental

Aproveitar os recursos naturais dentro do ecossistema característico de cada região e aproximar os universitários dos problemas naturais, trazendo soluções. Estes são alguns dos objetivos do Programa Mundial de Ed

  
  

Aproveitar os recursos naturais dentro do ecossistema característico de cada região e aproximar os universitários dos problemas naturais, trazendo soluções. Estes são alguns dos objetivos do Programa Mundial de Educação Ambiental, Embaixadores do Meio Ambiente, da ONG Ocean Future Society (OFS), que será implantado no próximo dia 23/02, em Guarujá (SP).

Jean Michel Cousteau, presidente da OFS, virá ao Brasil para fazer o lançamento da pedra fundamental do programa mundial, às 10 horas, na Unidade Industrial da Dow Brasil, em Guarujá.

Em agosto do ano passado, Jean Cousteau, que é oceanógrafo e pesquisador, veio ao Brasil a convite da Dow Brasil para conhecer o trabalho realizado pelo projeto Mangue Limpo, desenvolvido em parceria com o Curso de Ciências Biológicas (Biologia Marinha) da Universidade Santa Cecília (UNISANTA).

O programa Embaixadores do Meio Ambiente, já desenvolvido em cidades de diferentes países, como Califórnia, São Francisco e Hawaii, será adequado às atividades já realizadas pelo Mangue Limpo, que aliás, contribuíram para a formalização do projeto mundial.

Segundo o professor do Curso de Ciências Biológicas, Orlando Couto Júnior, esta é uma parceria importante para a Universidade e principalmente para os alunos.

"A equipe da UNISANTA fará parte do grupo de estudos que irá elaborar o cronograma de todas as atividades desenvolvidas ao longo do projeto Embaixadores do Meio Ambiente", disse o professor. Esse grupo terá ainda a participação de representantes da Prefeitura Municipal do Guarujá e de líderes da Dow Brasil.

Mangue Limpo :

Pelo quarto ano consecutivo a UNISANTA renovou o contrato com a Dow Brasil Sudeste Industrial LTDA para o desenvolvimento do Programa Mangue Limpo. Idealizado pelo Painel Consultivo Comunitário do Guarujá, o programa atua há quatorze anos, no município, com ações voltadas para as áreas da saúde, educação, segurança e meio ambiente. Da UNISANTA, fazem parte do projeto professores e alunos do 2º, 3º e 4º anos do Curso de Ciências Biológicas.

Atividades :

A UNISANTA é responsável pelo desenvolvimento de modelos de cultivos de organismos aquáticos; a produção de substratos específicos para o crescimento das mudas de manguezal; o desenvolvimento de textos técnicos para a elaboração de um livro referente ao manguezal e trabalhos de Educação Ambiental dentro do Museu do Mangue.

Os biólogos e alunos do curso realizam ainda o estudo de fauna e flora do manguezal; o replantio e o monitoramento nas áreas degradadas ao longo do Rio Santo Amaro.

Os alunos construíram um mini-museu para exposições de organismos como peixes, moluscos e caranguejos taxidermizados e a exposição de plantas através de exsicatas (pastas para o armazenamento de amostras de plantas).

Os visitantes, escolas municipais e estaduais que fazem parte do Painel podem conferir ainda uma estação de larvicultura na qual são desenvolvidas pesquisas científicas, como a do repovoamento de alevinos de robalo, pitu e camarão rosa.

O programa contempla ainda a capacitação de pescadores artesanais. Eles recebem informações sobre como montar e cuidar de tanques para a criação própria do camarão para a pesca, sem retirá-los do meio ambiente. Em 2005, o programa recebeu a visita de 15 escolas que colaboraram com a plantação de 2.500 mudas de plantas nativas no mangue.

Para obter mais informações sobre o programa Embaixadores do meio Ambiente basta acessar o site www.oceanfutures.org.

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em

Daniel Nishimura

Daniel Nishimura

17/11/2008 19:28:31
OI meu nome é Daniel Nishimura. Moro aqui no Guaruja, na praia do Tombo. Quando fiquei sabendo que ia ter essa ONG aqui na minha casa adorei a novidade e adoraria participar dessa ONG.

obrigado, vou procurar me informar melhor.