I Congresso Brasileiro de Comunicação Ambiental acontecerá na próxima semana

A comunicação ambiental é um dos fatores essenciais para o sucesso de projetos que têm como meta o desenvolvimento sustentável. A importância do meio ambiente há muito deixou de ser preocupação apenas dos ecologistas e hoje influencia decisões na área fin

  
  

A comunicação ambiental é um dos fatores essenciais para o sucesso de projetos que têm como meta o desenvolvimento sustentável. A importância do meio ambiente há muito deixou de ser preocupação apenas dos ecologistas e hoje influencia decisões na área financeira e até mesmo a inclusão de ações nos mercados mais valorizados do planeta.

Melhores indicadores de sustentabilidade, se apoiados por uma eficiente estratégia de comunicação, valorizam a imagem institucional das empresas. A comunicação também amplia a consciência ambiental do público interno, que se sente mais motivado e envolvido com o trabalho.

Tudo isso leva ao crescimento dos índices econômicos e, conseqüentemente, permite que essas empresas continuem a investir em atividades que têm o desenvolvimento sustentável como foco.

Até um possível risco ambiental, se comunicado com linguagem adequada, clara e de modo objetivo, pode transformar-se em fator associado à credibilidade do empreendimento.

Aspectos ambientais, sociais e econômicos estão cada vez mais inter-relacionados e é por isso que o I Congresso Brasileiro de Comunicação Ambiental reúne, pela primeira vez, especialistas nas áreas de Comunicação, Meio Ambiente e Economia. Eles somam, até o momento, 17 palestrantes com presença confirmada.

Organizado pelas empresas Ambientepress, AG Comunicação Ambiental e Interação Ambiental, o evento acontece nos dias 21 e 22 de setembro de 2004 (terça e quarta-feira), na cidade de São Paulo. Entre os painéis
que serão apresentados, destacam-se os seguintes temas: a relação da comunicação com a melhoria dos indicadores ambientais, econômicos e sociais das empresas; a comunicação de riscos ambientais; a comunicação ambiental no planejamento das agências de comunicação e o sucesso de iniciativas pioneiras no setor.

O congresso é dirigido a empresários, gerentes e profissionais liberais das áreas de comunicação, marketing, meio ambiente, economia, entre outras, e também a profissionais encarregados das informações ou dos programas de divulgação da empresa (porta-vozes), técnicos e responsáveis pelo planejamento estratégico de comunicação.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo telefone: (11) 3917-2878, na Revista Meio Ambiente Industrial. As vagas são limitadas.

FICHA TÉCNICA

I Congresso Brasileiro de Comunicação Ambiental

Dias: 21 de 22 de setembro de 2004

Local: Rua João Cachoeira, nº 107 - Meliá - Jardim Europa -São Paulo - SP

Público-alvo: Empresários, gerentes e profissionais liberais das áreas de comunicação, marketing, meio ambiente, economia, financeira, direito, entre outras. Profissionais encarregados das informações ou dos programas de divulgação da empresa (porta-vozes), técnicos. Responsáveis pelo planejamento de comunicação para as partes interessadas (interna ou externa).

Informações: (11) 3917-2878

PROGRAMAÇÃO

21/09/2004

das 8h30 às 9h

Recepção e entrega de material das 9h à 9h15

Cerimônia de Abertura do I CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO AMBIENTAL

das 9h15 às 12h30: (Coffee-break das 10h30 às 10h45)

Painel: A COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DOS INDICADORES AMBIENTAIS, SOCIAIS E ECONÔMICOS DA EMPRESA

Presidente da mesa: Arlindo Philippi Jr - Coordenador Científico do Nisam - Núcleo de Informações em Saúde Ambiental da Universidade de São Paulo

Palestrantes:

1) Marco Antonio Fujihara - Diretor da PriceWaterhouse Coopers, especialista em meio ambiente

2) Christopher Wells - Diretor do Departamento de Riscos Socioambientais do Banco Real ABN AMRO Bank

3) Rogério Ruschel - Publicitário, jornalista e consultor

Diretor da Ruschel & Associados Marketing Ecológico

das 12h30 às 14h: Almoço

das 14h às 18h: (Coffee-break das 16h15 às 16h30)

Painel: A COMUNICAÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

Presidente da mesa: Fernando Altino - Vice diretor do Insituto de Química da Uerj - Diretor da Interação Ambiental

Palestrantes:

1) Henrique Lage - Professor da cadeira de Gerenciamento de Riscos dos cursos de pós-graduação na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e na Fundação Getúlio Vargas

2) Carlos Celso do Amaral e Silva - Professor na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo da disciplina Comunicação de Riscos Ambientais

3) Marcelo Kós - Coordenador do SC 8 do ABNT/CB 38, responsável pela Norma ISO 140634) Ana Elisa Fonseca Silveira - Jornalista - MBA em Meio Ambiente pela COPPE/ UFRJ

22/09/2004

das 8h30 às 12h30: (Coffee-break das 10h15 às 10h30)

Painel: COMUNICAÇÃO AMBIENTAL DENTRO DO PLANEJAMENTO DAS AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO - SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVA

Presidente da mesa: Adalberto Marcondes - Presidente da Ecomídias

Palestrantes:

1) Antonio Lago - Analista Ambiental do Ibama, presidente da Confederação Interamericana de Relações Públicas

2) Vilmar Berna - Jornalista, editor do Jornal do Meio Ambiente

3) Eduardo Ribeiro - diretor-secretário da Abracom - Associação Brasileira das Agências de Comunicação e diretor-editor do informativo Jornalistas&Cia

4) Elie Politi - Coordenador do GT de Comunicação da Mesa Redonda de Produção Mais Limpa de São Paulo

5) Rene Caprilles - Diretor da Revista Eco 21

das 12h30 às 14h

Almoço: das 14h às 17h45

(Coffee-break das 16h15 às 16h30)

Painel: A COMUNICAÇÃO AMBIENTAL E O SUCESSO DAS INICIATIVAS PIONEIRAS

Coordenadoras da Mesa:

Jussara Utsch - Executiva de Comunicação do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds)

Sofia Jucon - Jornalista Responsável pela Revista Meio Ambiente Industrial

pós-graduada em Gestão Ambiental pela Faculdade de Educação Ambiental do Senac/SP

das 14h às 14h45: Apresentação de Case

Robson Melo - Gerente de Meio Ambiente e Comunicação da Companhia Siderúrgica Tubarão

14h45 às 15h30: Apresentação de Case

Cassiano Ricardo Schneider - Responsável pela Gestão Ambiental da Faber-Castell

15h30 às 16h15: Luiz Carlos Bezerra e Luiz Eduardo Teixeira Malta, superintendente e gerente comunicação, respectivamente, da Cosipa.

16h30 às 17h45: Juliana Matos Seidel, especialista de Desenvolvimento Ambiental da Tetra Pak.

Fonte: AG Comunicação Ambiental

  
  

Publicado por em