I Congresso Internacional de Treinamento Esportivo quer aproximar as ciências do esporte dos atletas

O I Congresso Internacional de Treinamento Esportivo, o maior evento da área já realizado no país, foi lançado na manhã de 31 de janeiro, sexta-feira, no Blue Tree Convention Ibirapuera, pelos integrantes da comissão executiva do Centro de Excelência Espo

  
  

O I Congresso Internacional de Treinamento Esportivo, o maior evento da área já realizado no país, foi lançado na manhã de 31 de janeiro, sexta-feira, no Blue Tree Convention Ibirapuera, pelos integrantes da comissão executiva do Centro de Excelência Esportiva (Cenesp) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)/Escola Paulista de Medicina.

O grande objetivo dos organizadores é aproximar as ciências do esporte das confederações e, em última análise, dos atletas. O congresso será realizado de 18 a 20 de março no Blue Tree Ibirapuera.

`Temos tecnologia e estudos avançados que devem estar à disposição dos atletas. Precisamos diminuir a distância que existe entre os pesquisadores e cientistas e os esportistas`, comenta Moisés Cohen, um dos integrantes da comissão organizadora. `A distância só existe por causa da falta de eventos como este.`

O fisiologista Turíbio Leite de Barros Neto concorda com Cohen e lembra que o Brasil está entre os cinco países com maior volume de pesquisas científicas voltadas para o esporte.

`Possuímos recursos e equipamentos sofisticados e estudos publicados em revistas internacionais`, lembra. `Temos de trazer todos esses benefícios para os atletas de alto rendimento, que estão distantes deste conhecimento.`

O lançamento do Congresso Internacional, que contou com a presença dos ex-atletas Aurélio Miguel e Zequinha Barbosa, reuniu 93 nomes do esporte do Brasil e do exterior, especialistas nas modalidades olímpicas, além de técnicos, médicos e acadêmicos das áreas de fisiologia, nutrição, medicina do esporte e ortopedia.

O evento foi realizado em parceria com o Ministério do Esporte e com chancelas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo, Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer e Comitê Pára-Olímpico Brasileiro.

O congresso tratará de atualidades ligadas a temas como avaliação do esporte, detecção de talentos, tendências na preparação e treinamento de atletas, além de um plenário sobre a política nacional para o esporte. Também terão destaque 16 salas que vão discutir os principais esportes olímpicos do Brasil.

A comissão organizadora do evento é composta por integrantes da rede Cenesp da Unifesp, Moisés Cohen, Turíbio Leite de Barros Neto, Antonio Carlos da Silva, Ivan da Cruz Piçarro e Marco Túlio de Mello.

Entre os principais participantes estão os técnicos Carlos Alberto Parreira, que voltou ao comando da seleção brasileira de futebol; Bernardinho, da seleção brasileira masculina de vôlei, atual campeã mundial; e Oswaldo de Oliveira, técnico do São Paulo Futebol Clube; o ex-tenista Carlos Alberto Kyrmair; o treinador de natação Alberto Klar, do Esporte Clube Pinheiros e da seleção brasileira; os professores Valdir Barbanti, da Universidade de São Paulo, e Paulo Zogaib, da Escola Paulista de Medicina.

Outros nomes de destaque são o técnico Aluísio Elias Xavier Ferreira, o Lula, da seleção brasileira masculina de basquete, Rogério Sampaio, medalha de ouro de judô nos Jogos Olímpicos de Barcelona/1992 e Nélio Afrânio Moura, treinador de esportistas de ponta do atletismo brasileiro, como Maurren Maggi e Jadel Gregório.

Renomados especialistas internacionais confirmaram presença. Entre eles, David Montgomery, do Canadá, que falará sobre mensurações em esportes de alto nível; Juan Ramon Velazquez Hernandez, de Cuba, Jason Gulbin, da Austrália, e Armando Henrique Pancobo Sandoval, também de Cuba, que abordarão a detecção de talentos nos esportes olímpicos; e o alemão Jürgen Weineck, da Universidade de Erlangen, Nuremberg, que mostrará novas tendências de preparação e treinamento de atletas.

As inscrições para o I Congresso Internacional de Treinamento Esportivo custam R$ 100,00 para profissionais e R$ 80,00 para estudantes e podem ser feitas pelo site da organização do evento , que tem também a programação completa.

Para mais informações, ligue (11) 50539444.

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em