I Encontro da Unidade de Execução do Projeto Aqüífero Guarani aconteceu em Curitiba-PR

O Ministério do Meio Ambiente, através da Secretaria de Recursos Hídricos e com o apoio do Governo do Estado do Paraná, promoveu de 27 a 29 de abril, em Curitiba, o I Encontro da Unidade de Execução do Projeto Aqüífero Guarani (UNEP). O Projeto tem co

  
  

O Ministério do Meio Ambiente, através da Secretaria de Recursos Hídricos e com o apoio do Governo do Estado do Paraná, promoveu de 27 a 29 de abril, em Curitiba, o I Encontro da Unidade de Execução do Projeto Aqüífero Guarani (UNEP).

O Projeto tem como propósito apoiar os países: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai para elaborar e implementar um marco comum institucional, legal e técnico para gerenciamento e preservação do Aqüífero e o evento faz parte de uma série de ações previstas para divulgação e acompanhamento do Projeto com vistas a uma maior participação e controle social.

O Secretário Nacional de Recursos Hídricos, João Bosco Senra, deu posse aos 22 membros da UNEP, que congrega técnicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil dos oito Estados brasileiros que integram o Sistema Aqüífero Guarani (SAG).

Ele destacou a importância deste ser o primeiro projeto para a proteção e uso sustentável de um aqüífero transfronteiriço no mundo.

De acordo com o Coordenador Nacional do Projeto e Diretor de Projetos e Articulação da SRH/MMA, Julio Thadeu Silva Kettelhut, os principais resultados esperados são: a proposta para gestão coordenada dos recursos hídricos, um acordo entre os países para criar um marco comum com base institucional, legal e técnica e o funcionamento de uma rede de monitoramento integrado do Sistema Aqüífero Guarani.

No evento foram apresentadas as diretrizes dos Projetos Pilotos do SAG de Ribeirão Preto e Rivera/Santana do Livramento, os oito projetos brasileiros aprovados pelo Fundo de Cidadania e quatro projetos brasileiros aprovados pelo Fundo de Universidades.

Além do MMA/SRH, o encontro teve o apoio da Itaipu Binacional, da ANA, da Universidade Federal do Paraná, da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul e da Secretaria do Turismo do governo do Paraná. O II UNEP será realizado de 4 a 7 de outubro deste ano, paralelo ao II Simpósio de Hidrogeologia do Sudeste e ao XIV Encontro Nacional de Perfuradores, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto-SP.

Fonte: Itaipu Binacional

  
  

Publicado por em