Ibama e comunidade científica terão agenda comum de trabalho

O Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e as principais instituições científicas de pesquisa em zoologia e botânica do país terão, a partir de agora, uma agenda conjunta de atuação. O objetivo é aproximar os dois

  
  

O Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e as principais instituições científicas de pesquisa em zoologia e botânica do país terão, a partir de agora, uma agenda conjunta de atuação. O objetivo é aproximar os dois segmentos da sociedade em torno de temas relativos à gestão, o acesso e a conservação da biodiversidade.

A decisão foi o resultado da reunião na terça-feira ,24/5, em Brasília (DF), entre o presidente do Ibama, Marcus Barros e os representantes de vinte entidades ligadas à pesquisa no país.

Um dia antes do término do prazo para as sugestões dos cientistas às instruções normativas do Ibama em relação à coleta de material biológico e às coleções ex-sittu, os cientistas estiveram na sede do instituto para entregar em mãos as sugestões e as críticas ao processo de elaboração das duas regulamentações que atendem às exigências da legislação ambiental brasileira.

Todavia, a decisão tomada durante o encontro visa transcender os aspectos pontuais de coleta e coleção e criar uma agenda de discussão de pontos que envolvem os dois setores de forma geral.

`Havia um abismo entre os pesquisadores e o Ibama e nós pretendemos romper essa situação. Temos que ter um caminho comum para as discussões`, disse Carlos Roberto Brandão, diretor do Museu de Zoologia da USP - Universidade de São Paulo.

Para a representante da Sociedade de Botânica do Brasil, Ana Odete Vieira, essa aproximação sempre foi um anseio da comunidade científica e ela espera que seja uma relação `propositiva`, pois, além de estudar, os cientistas também se preocupam com a conservação da biodiversidade. `Todos os esforços nesse sentido são proveitosos`, disse ela.

Fonte: Ibama

  
  

Publicado por em