Ibama inaugura nova sede em São Miguel do Araguaia-GO

O Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis inaugurou na sexta-feira, dia 27 de dezembro, a nova sede do Escritório Regional do instituto, na cidade de São Miguel do Araguaia, em Goiás, que possui 16 municípios sob s

  
  

O Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis inaugurou na sexta-feira, dia 27 de dezembro, a nova sede do Escritório Regional do instituto, na cidade de São Miguel do Araguaia, em Goiás, que possui 16 municípios sob sua jurisdição.

A estrutura da nova sede compõe-se na 1ª etapa de 250 metros de construção- parte administrativa e na 2ª etapa – uma biblioteca, que vai atender toda a Rede Pública de Ensino Estadual e Municipal, gerando um sistema de Internet disponível e de graça para a comunidade de São Miguel do Araguaia, 2 alojamentos – um masculino e outro feminino, l almoxarifado, além de um heliponto e modernos equipamentos como GPS, camionete com auto track, e um sistema de Internet interligado à rede Intranet do Ibama em todo o País.

A cidade de São Miguel do Araguaia fica localizada na região norte do Estado de Goiás, a 480 km. de Goiânia. O Escritório do Ibama abrange 550 km de extensão do Rio Araguaia e tem como prioridades desenvolver os projetos de pirarucu, quelônios da Amazônia-tartarugas, possuindo a APA - Área de Proteção Ambiental de Meandros do Araguaia, com uma área de 357.000 ha e atende toda a fiscalização na BR 153, trecho da rodovia que transporta madeira da Região Norte para o sul do País.

Possui sob sua jurisdição os municípios de Porangatu, Mundo Novo, Novo Planalto, Bonópolis, Uirapuru, Faina, Araguapaz, Aruanã, Mozarlândia, Amaralina, Santa Tereza, Formoso, Mutunópolis, Estrela do Norte, Trombas e São Miguel do Araguaia.

SOLTURA DE TARTARUGAS E PIRARUCU

A partir das 8 horas do dia 28 de dezembro, sábado, foi realizada a soltura de 10 mil filhotes de tartaruga da Amazônia (Podocnemis expansa) e alevinos de pirarucu (Arapaima gigas), medindo de 80 cm a l metro. Estes animais serão devolvidos ao seu habitat natural, nos lagos marginais do Rio Araguaia, próximos ao povoado de Luiz Alves.

Os alevinos de pirarucu foram capturados no período da seca pela Operação Resgate do projeto de São Miguel do Araguaia e as desovas de tartarugas estão sendo agora devolvidas ao seu ambiente natural, conforme resultado do projeto Quelônios.

Fonte: Ibama

  
  

Publicado por em

Castro

Castro

05/08/2009 09:55:41
Gostaria de saber o n do telefone do escritório do Ibama de São Miguel do Araguaia.

Desde já agradeço a atenção.

Abraço.

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Castro, Você pode obter esta informações no site: www.ibama.gov.br Agradecemos o contato Equipe EcoViagem
Guilson Vitorino Cardoso

Guilson Vitorino Cardoso

05/09/2008 06:40:14
meu nome e Guilson Cardoso, moro em londres, fui chefe regional do escritorio de sao miguel, acho que deveriam atualizar o site, as noticias que se tem do escritorio sao de 2003, vcs nao acham que estao um pouco atrasadas.?