IBAMA promove consulta pública sobre ampliação do PN da Serra dos Órgãos

http://www.ibama.gov.br/parnaso/foto.php O IBAMA está lançando a consulta pública sobre a proposta de ampliação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A ampliação do parque deve garantir a

  
  

http://www.ibama.gov.br/parnaso/foto.php

O IBAMA está lançando a consulta pública sobre a proposta de ampliação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A ampliação do parque deve garantir a conservação de importantes remanescentes de mata Atlântica da região.

Os estudos realizados indicaram a existência de 7.673 hectares com potencial para incorporação ao PARNASO, o que representa um aumento de 72% na área do Parque. A área é formada principalmente por áreas íngremes cobertas por floresta primária ou em estágio avançado de regeneração e afloramentos rochosos. Não está previstas a incorporação de áreas com ocupação humana.

Serão realizadas quatro audiências públicas nas comunidades próximas às áreas propostas para incorporação ao PARNASO antes do fechamento da proposta e encaminhamento para publicação de decreto presidencial. Os mapas e o diagnóstico das áreas potenciais estão disponíveis nos locais das audiências e no site do PARNASO (www.ibama.gov.br/parnaso), para contribuições da sociedade.

O chefe do PARNASO, Ernesto Viveiros de Castro, destaca a importância do projeto. “A proposta de ampliação visa impedir a ocupação desordenada de áreas ainda preservadas e evitar que o crescimento urbano interrompa o corredor de biodiversidade entre a Serra dos Órgãos e o Tinguá, que formam um dos maiores remanescentes florestais da Mata Atlântica”.

Os estudos para elaboração da proposta de ampliação foram desenvolvidos em parceria com o Instituto Terra Nova e a Cooperativa Estruturar Meio Ambiente e conta com financiamento do Ministério do Meio Ambiente, através do edital PDA Mata Atlântica.

Conheça a proposta em www.ibama.gov.br/parnaso e dê sua contribuição através do e-mail parnaso.rj@ibama.gov.br.

PROGRAMAÇÃO DE AUDIÊNCIAS

Dia 20/3/2007 – Cascatinha (Petrópolis)
Local: Posto de Saúde da Cascatinha (ao lado do Salão Paroquial da Igreja Matriz), Cascatinha, Petrópolis, RJ
Horário: 19 horas

Dia 21/3/2007 – Santo Aleixo (Magé)
Local: Colégio Estadual Joaquim Leitão (R. Valdemar Lima Teixeira, s/nº, Santo Aleixo, Magé, RJ.
Horário: 19 horas

Dia 22/3/2007 – Jacó (Petrópolis)
Local: Escola Municipal Dr. Argemiro Machado (Rodovia BR-495 Itaipava-Teresópolis, Km 15, Jacó, Petrópolis, RJ.
Horário: 16 horas

Dia 23/3/2007 – Piabetá (Magé)
Local: TeleCentro Ampla Digital (R. Roberto Silveira, s/nº, Piabetá, Magé, RJ).

_____
Fonte: PARNASO

  
  

Publicado por em

Davimar

Davimar

29/12/2008 14:08:14
Há um contra-senso na resposta, pois senão vejamos:
se considerando a hipótese apresentada na resposta retro, em sendo possível a visitação pública, então porque a triagem dos visitantes é feita por seguranças particulares do condomínio? No caso da hipótese de não ser permitido a visitação pública, então porque os seguranças particulares só permitem a entrada de moradores e/ou seus convidados?

Davimar

Davimar

24/11/2008 14:33:55
como o visitante pode acessar o PARQUE DA CANECA FINA,SITO EM GUAPIMIRIM, se o portão de entrada é controlado por seguranças contratados por condomínio estabelecido na área de preservação?

Lyanne Rehder

Lyanne Rehder

Oi amigo! Teoricamente vc deveria entrar em contato com o IBAMA, ver se é possivel a visitação pública. Se for, e vc não conseguir entrar vc deve relatar isso ao IBAMA ou a Polícia Ambiental.