Idec quer proibir uso do `pó da China`no Brasil

O Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor quer a proibição total do uso do agrotóxico Pentaclorofenol, também conhecido como `pó da China`, no Brasil. O produto é usado para conservação da madeira, desde que esta não entre em contato com n

  
  

O Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor quer a proibição total do uso do agrotóxico Pentaclorofenol, também conhecido como `pó da China`, no Brasil.

O produto é usado para conservação da madeira, desde que esta não entre em contato com nenhum tipo de alimento.

De acordo com o Idec, a maravalha (espécie de serragem) da madeira tratada , usada na `cama de frangos` em alguns estados, pode contaminar adubos à base de esterco de aves, vendidos para uso na agricultura e jardinagem, com resíduos de Pentaclorofenol.

O coordenador executivo do Idec, Sezifredo Paz, explicou que a madeira tratada com o produto deveria ser utilizada apenas em construções, e jamais entrar em contato com alimentos.

`Com a contaminação do adubo feito a partir da maravalha, nos preocupa a contaminação dos alimentos produzidos com esses adubos, e do próprio frango que fica em cima dessa cama`.

O instituto teme também que essa madeira seja usada na fabricação de caixas para acondicionamento de frutas e verduras, espetinhos, palitos e utensílios de cozinha e entre em contato com os alimentos.

O Idec encaminhou, em agosto de 2003, aos ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente e à (Anvisa) resultados de análises que a entidade realizou em carne de frango e em adubos à base de esterco de frango.

O teste foi feito para esclarecer uma denúncia de que a maravalha contaminada era usada como cama de aviário.

De acordo com o Idec, as análises feitas no Instituto Adolfo Lutz confirmaram a presença do Pentaclorofenol em amostras de adubos do Paraná e de Santa Catarina. O instituto notificou os órgãos para que avaliem a possibilidade de proibição total do produto no Brasil.

`Este agrotóxico é considerado cancerígeno e é proibido em diversos países do mundo`, declarou o coordenador.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em

Flavio Marcilio Pereira

Flavio Marcilio Pereira

31/10/2008 16:44:28
quais são as marcas de adubos a base de esterco de frango que tem o pó da china?