Identificado gene da vitamina C no morango

Seis pesquisadores das universidades de Málaga e Córdoba, na Espanha, identificaram o gene responsável pela síntese do ácido ascórbico (vitamina C) no morango. A descoberta cria a possibilidade do desenvolvimento de alimentos transgênicos ricos em vit

  
  

Seis pesquisadores das universidades de Málaga e Córdoba, na Espanha, identificaram o gene responsável pela síntese do ácido ascórbico (vitamina C) no morango.

A descoberta cria a possibilidade do desenvolvimento de alimentos transgênicos ricos em vitamina C.Cada 100 gramas do morango maduro têm, em média, 60 miligramas de ácido ascórbico.

A produção do ácido no morango é catalisada por uma enzima chamada D-galacturonate reductase. O gene GaIUR, identificado pelos cientistas espanhóis, é o responsável pela produção desta enzima.

A vitamina C é essencial para o sistema imunológico humano e é necessária para a produção de colágeno e neurotransmissores. Atualmente, é um dos principais produtos químicos fabricados no mundo, pelo processo de fermentação microbiótica.

Segundo os pesquisadores, a identificação do gene do morango cria `uma nova ferramenta, cuja aplicação comercial deve ter um impacto substancial na produção deste valioso componente`.

A revista `Nature` publicou artigo sobre o estudo assinado pelos pesquisadores responsáveis, Fernanda Agius, Rocío González-Lamonthe, José L. Caballero, Juan Muñoz-Blanco, Miguel A. Botella e Victoriano Valpuesta.

Fonte: CDI

  
  

Publicado por em