Indústria de móveis lançou a primeira loja ecologicamente correta do setor

Com mais de 60 anos de história, a revenda de madeiras e insumos para marcenaria, indústria de móveis e construção civil, Leo Madeiras, acaba de receber a certificação florestal internacional do FSC – Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo F

  
  

Com mais de 60 anos de história, a revenda de madeiras e insumos para marcenaria, indústria de móveis e construção civil, Leo Madeiras, acaba de receber a certificação florestal internacional do FSC – Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal). O selo atesta a procedência das madeiras produzidas por manejo florestal sustentado.

A Leo inaugurou uma nova Loja em Pinheiros – a EcoLeo - na quinta-feira (16/1), às 18h, que comercializará madeiras certificadas. O evento contará com a presença, confirmada de representantes de várias entidades de preservação do meio ambiente, como Carlos Vicente, assessor direto da Ministra Marina Silva, do Ministério do Meio Ambiente; Walter Suyter, secretário executivo do FSC-Brasil; Nilson Teixeira Mendes (primo de Chico Mendes), do Projeto Comunidade Xapuri; Mário Mantovani, do SOS Mata Atlântica; Treaci Romine, coordenadora da Campanhas da Amazônia, do Greenpeace; Pierre Alain,Stauffenegger, presidente do Sindimov; e Oswaldo Poffo Ferreira, diretor da Divisão de Produtos Florestais do IPT.

Em dezembro, a Leo Madeiras, Máquinas & Ferragens recebeu uma certificação inédita para a América Latina: o selo FSC - Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal), que determina que as madeiras revendidas pela nova loja - EcoLeo, em Pinheiros - procedem de reservas manejadas, do ponto de vista ambiental, segundo normas internacionais. O manejo é uma série de procedimentos para extração de madeiras em florestas nativas, visando garantir a renovação das áreas.Essa foi a forma que a Leo Madeiras encontrou para facilitar o acesso dos consumidores finais à madeira certificada.

A Leo Madeiras faz parte da direção do grupo de Compradores de Produtos Florestais Certificados, criado em 1999, em parceria com a ONG Amigos da Terra. Fazem parte deste grupo empresas que tenham interesse em comercializar ou utilizar produtos com madeira certificada pelo FSC. O grupo, que iniciou suas atividades com oito empresas, hoje conta com participantes, como a
Tramontina, Orro & Christensen, Cikel, Gethal, Eidai, Tok Stok, Croda, Butzen, Móveis Rudnick, entre outras.

A EcoLeo é um projeto pioneiro que tem como objetivo oferecer produtos certificados de madeira para o setor moveleiro e da construção civil, completando desta forma a cadeia produtiva de produtos certificados pelo FSC. A Leo Madeiras acredita ser economicamente possível usar os recursos florestais de maneira racional, garantindo a sua renovação e biodiversidade para gerações futuras.

FSC :

O selo do FSC identifica os produtos de madeira que se originam de florestas bem manejadas, conforme princípios e critérios ambientais reconhecidos internacionalmente. Trata-se de uma organização independente, sem fins lucrativos, fundada em 1993 e com sede em Oaxaca, no México. O FSC é integrado por organizações sociais ambientais de comércio de madeiras e produtos florestais de povos indígenas. Este Conselho não emite certificados e sim credencia certificadores.

No Brasil, seu aval é fornecido por três instituições: o Instituto de Manejo Florestal e Agrícola (Imaflora) que, no Brasil, representa o Programa Smartwood de certificação florestal, o maior e mais antigo programa de certificação do mundo; pela americana Scientific Certification System (SCS) e pela britânica Société Générale de Surveillance Forestry (SGS).

Com o lançamento da EcoLeo, a Leo Madeiras – que atua desde 1943 e hoje possui uma rede com 25 lojas próprias pelo Brasil – dá a sua contribuição para o desenvolvimento da cadeia produtiva de produtos florestais certificados difundindo a idéia da compra ecologicamente responsável.

`Quando um design de móveis utiliza um produto com o selo FSC ele está agregando um diferencial a seu produto. Acreditamos que essa seja uma tendência de mercado que deve ser incentivada`, diz Maurício Siqueira, gerente de Marketing da Leo. A EcoLeo fica na rua Ferreira de Araújo, 980 – Pinheiros

Fonte: Ricardo Viveiros - Oficina de comunicação

  
  

Publicado por em

Alencaar felix de oliveira

Alencaar felix de oliveira

27/02/2009 18:21:46
Ótima iniciativa

Walisson pires gonçalves

Walisson pires gonçalves

24/01/2009 14:59:00
muito legal , gostaria de saber como faço para ter acesso a esses produtos ou ate mesmo encomendas, pois estou montando uma loja de moda e acessorios e gostaria de trabalhar somente com esse tipo de material ecologicamente correto.

Rita

Rita

22/10/2008 18:21:11
eu acho ótimo, só que gostaria de ter acesso a esses materiais. Estou montando uma loja de produtos orgânicos e artesanais da região de Amparo,e estou num dilema terrível, pois preciso de prateleiras resistentes e com um certo charme e gostaria de usar madeira, mas não qualquer madeira, ou talvez outro material que atenda esse requisitos e que seja ecologicamente correto, voces podem me ajudar ??? agradeço

Miguel Olimpio da Costa

Miguel Olimpio da Costa

10/10/2008 17:12:02
Muito interesante!!! é louvável o que está impresa esta fazendo. espero que outras tomem como exemplo,e comecem a pensar na natureza como um todo, um patrimônio que precisa ser cuidado urgentemente, mesmo porque ainda temos o que preservar meus parabens...