INEE realizará Seminário e Exposição de Veículos Elétricos

O INEE – Instituto Nacional de Eficiência Energética estará realizando, nos dias 17 e 18 de maio de 2005, o III Seminário e Exposição de Veículos Elétricos (VE 2005), no Blue Tree Convention Center Ibirapuera, em São Paulo (av. Ibirapuera, 2.927).

  
  

O INEE – Instituto Nacional de Eficiência Energética estará realizando, nos dias 17 e 18 de maio de 2005, o III Seminário e Exposição de Veículos Elétricos (VE 2005), no Blue Tree Convention Center Ibirapuera, em São Paulo (av. Ibirapuera, 2.927).

O objetivo é reunir especialistas e tomadores de decisão do setor para a análise e discussão dos rápidos progressos dos veículos elétricos no mundo e sobre os caminhos para acelerar o uso deste tipo de veículo no Brasil.

A participação no evento é também oportunidade para contatos de negócios e para obtenção de informações, visando à formulação de estratégias corporativas e para a exibição de veículos, componentes e soluções para VE.

“As vendas de veículos elétricos têm crescido no mundo todo, desde o início deste século, como conseqüência das novas tecnologias e redução de preços de seus componentes principais.

Os estímulos governamentais para aumento da eficiência energética e redução das emissões veiculares, bem como os aumentos dos preços dos derivados de petróleo, têm também influenciado e essa tendência deve se acelerar com o aumento das escalas de produção e queda de preços”, explica o diretor do INEE, Antonio Nunes Júnior.

Os veículos elétricos são aqueles que utilizam pelo menos um motor elétrico em sua tração. Este tipo de automóvel combina alta eficiência energética e baixo nível de ruído e de emissões de poluentes.

Além disso, são confortáveis e apresentam baixo custo operacional. Como diferentes fontes de energia podem ser utilizadas, verifica-se que o termo veículo elétrico (VE)
engloba uma ampla gama de tipos e subtipos bem diferentes entre si e que também se encontram em estágios distintos de desenvolvimento.

O foco do VE 2005 será os veículos elétricos a bateria, híbridos e de célula a combustível. Informações sobre veículos elétricos estão disponibilizadas no site.

Oportunidades no Brasil

O seminário pretende fomentar as discussões sobre os potenciais de mercado e as oportunidades de negócio no Brasil, considerando que, no país, existem cerca de 30 milhões de veículos convencionais de quatro rodas - de passageiros e comerciais -, sendo que as vendas anuais estão na faixa de 1,3 milhão a 1,7 milhão.

Já a frota de motocicletas é de aproximadamente 6 milhões, com venda anual próxima de 1 milhão de motos. Cerca 60 milhões de bicicletas circulam no país e as vendas anuais atingem quase 5 milhões.

A capacidade de fabricação brasileira atende os mercados internos e de exportação e a indústria eletroeletrônica está equipada para fornecer os componentes para veículos elétricos. Por estes números, o INEE acredita que o Brasil tem um importante potencial de mercado para veículo elétrico, inclusive para a sua fabricação.

Exposição

Para a exposição que estará acontecendo paralelamente ao Seminário, estão sendo convidados os fabricantes de veículos, fornecedores de componentes automotivos e industriais, de combustíveis, de infra-estrutura e de serviços, concessionárias elétricas, desenvolvedores e fornecedores de sistemas, empresas e entidades do setor de transportes, laboratórios, institutos e agências governamentais, universidades, investidores, firmas de consultoria e associações da indústria, meio ambiente e de consumidores.

As reservas dos estandes de exposição terão desconto de 50% para confirmação até 31 de dezembro de 2004, de 30% até 28 de fevereiro de 2005 e de 15% até 15 de abril.

Público

Os temas a serem debatidos no seminário serão voltados para os dirigentes, técnicos e especialistas brasileiros e internacionais ligados ao planejamento estratégico, montadoras de veículos, fabricantes de veículos elétricos e de VEHs, de componentes de veículos e de pneus (ou de outros componentes com compromisso com a `questão verde`), empresas fornecedoras e distribuidoras de combustíveis e distribuidoras de energia elétrica e desenvolvedores e fornecedores de sistemas.

O evento também deverá atrair representantes de entidades nacionais e estrangeiras ligadas às questões ambientais voltadas para redução da poluição associada aos transportes, de centros de pesquisas e laboratórios, universidades e escolas de engenharia da área de mecânica, entidades ligadas à indústria e de entidades de classe e órgãos de meio ambiente e de transporte dos governos municipais, estaduais e federal, além de engenheiros automotivos, estudantes universitários das áreas de engenharia, especialistas em transportes e aficionados em tecnologia veicular.

O VE 2005 tem o patrocínio da The William and Flora Hewlett Foundation (apoiadora do projeto piloto de uso dos ônibus elétrico híbridos em São Paulo, conduzido pela SPTrans, para redução da poluição em São Paulo) e da Eletra (fabricante brasileiro de ônibus elétricos híbridos) e o apoio da Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico (APVE), da AHK – Câmara Brasil Alemanha, da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, do CIESP- Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e do Canal Energia

Serviço

VE 2005 – 3o Seminário e Exposição de Veículos Elétricos

Organização: INEE – Instituto Nacional de Eficiência Energética

Fonte: Ateliê da Notícia

  
  

Publicado por em