Iniciativas do munícipio de Vitória-ES marcam presença no SENALIMP 2003

A Prefeitura Municipal de Vitória, capital do estado do Espírito Santo, incrementou os serviços de limpeza urbana com programas que abrangem feiras livres, coleta de resíduos volumosos (apelidado de Projeto Papamóveis) e coleta seletiva. Ações como essa s

  
  

A Prefeitura Municipal de Vitória, capital do estado do Espírito Santo, incrementou os serviços de limpeza urbana com programas que abrangem feiras livres, coleta de resíduos volumosos (apelidado de Projeto Papamóveis) e coleta seletiva. Ações como essa são fundamentais para o desenvolvimento sustentável na área de resíduos sólidos.

O programa piloto de coleta seletiva por PEV’s (postos de entrega voluntária) de materiais recicláveis foi iniciado em 1998 e tem gerado desde então o reaproveitamento de 86,66% da totalidade dos resíduos.

“Com o monitoramento da rotina de operação do programa, identificamos a existência de um público consciente e persistente, que realmente aderiu ao projeto”, conta Jacqueline Bringhenti, assessora técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços de Vitória.

Com o Projeto Papamóveis, a prefeitura espera contribuir para a redução do desperdício e induzir a população a doar os seus bens considerados inservíveis para pessoas carentes ou instituições beneficentes.

“Nosso objetivo é levar a população a adotar atitudes para reduzir a prática do lançamento indiscriminado de móveis e equipamentos eletroeletrônicos em vias públicas, encostas, manguezais ou terrenos baldios”, explica Edmo Pires Martins, diretor do departamento de limpeza pública de Vitória.

A palestra “Projeto Papamóveis e Qualifeiras” e o case “Programa de Coleta Seletiva e Reciclagem do município de Vitória” farão parte da programação do SENALIMP 2003 (Seminário Nacional de Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana), que acontece de 26 a 28 de março no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Informações no site ou pelo telefone (11) 3284-3211.

Fonte: Accesso Assessoria de Comunicação

  
  

Publicado por em

Glicia Marly Fornazier

Glicia Marly Fornazier

11/12/2008 11:23:40
Bom dia!
O pouco que ando pela cidade, encontro poucos coletadores (depósitos) portanto espero números exatos do reaproveitamento, pois o que se encontra de lixos pela rua ainda é cponsiderável porque a população, infelizmente não acredita em seu potencial consciente.