INPE instala sistema que proporcionará melhora na qualidade da previsão meteorológica do país

A partir de agora, o Brasil terá condições de simular o comportamento do sistema climático global do planeta Terra. Essa modernização tecnológica na área de meteorologia ocorre com a entrada em operação do supercomputador NEC SX-6, instalado na sexta-feir

  
  

A partir de agora, o Brasil terá condições de simular o comportamento do sistema climático global do planeta Terra. Essa modernização tecnológica na área de meteorologia ocorre com a entrada em operação do supercomputador NEC SX-6, instalado na sexta-feira (20/12), durante cerimônia presidida pelo ex- ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, em Cachoeira Paulista (SP).

O supercomputador, considerado o mais rápido do Hemisfério Sul e o oitavo existente no mundo em aplicações meteorológicas, representa a primeira parte do novo sistema de computação do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, pertencente ao INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, cuja sede está localizada em Cachoeira Paulista.

O sistema, que proporcionará sensível melhora na qualidade da previsão meteorológica do país, deixará o Brasil em condições de igualdade com o Japão, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha, França, Canadá e Austrália - nações mais avançadas no campo da moderna meteorologia.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em