Instituto Terra planta 124 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica

O Instituto Terra,organização não-governamental criada em 1998 por Lélia Wanick Salgado e Sebastião Salgado,com o objetivo de promover, desenvolver e implementar a conservação e o reflorestamento da Mata Atlântica no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, fec

  
  

O Instituto Terra,organização não-governamental criada em 1998 por Lélia Wanick Salgado e Sebastião Salgado,com o objetivo de promover, desenvolver e implementar a conservação e o reflorestamento da Mata Atlântica no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, fechou o ano com 124 mil mudas de espécies florestais plantadas em 2003, em
32 novos hectares da Fazenda Bulcão, totalizando 584 mil novas árvores plantadas em 205 has.

Sediada em Aimorés, a Fazenda Bulcão é uma propriedade privada com 676 hectares, e é a primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), oficialmente aprovada em área degradada.

O Instituto Terra atua em quatro frentes: recuperação e educação ambiental, pesquisa em recuperação da Mata Atlântica e desenvolvimento sustentável.A primeira etapa do projeto foi o reflorestamento da fazenda, que já estava destruída pela agricultura e gado.

Desde o início dos trabalhos, em 1999, foram contabilizados os 205 hectares recuperados com o plantio de 584 mil mudas, o que representa 30% da área total da fazenda já trabalhada.

“Até o momento conseguimos atingir os objetivos do Instituto, que é garantir uma relação sustentável entre o ser humano e a floresta por meio do uso consciente das terras”,afirma Ramon Padilha, Superintendente executivo do Instituto Terra.

Dentro do programa de educação ambiental, o CERA, Centro de Educação e Recuperação Ambiental do Instituto Terra, realizou no ano passado 71 cursos e eventos sobre novas tecnologias, questões ambientais, entre outros
assuntos, e contou com a participação de 1.277 alunos do estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

“Para este ano, o objetivo é criar um projeto para receber jovens formados em curso técnico-agrícola, e oferecer especialização em atividades de recuperação florestal de áreas degradadas e negócios sustentáveis”, afirma Padilha.

Segundo o superintendente, para realizar esse objetivo o Instituto Terra está construindo um novo alojamento para os estudantes, em um prédio de 750 m², dotado de salas para estudos, escritórios, quartos e infra-estrutura apropriada.

Além disso, foi organizada uma equipe de especialistas em educação para construção de uma grade curricular adequada a essa formação especializada, visando a recuperação de ambientes degradados.

Já na área de Desenvolvimento Rural Sustentável, o Instituto Terra realizou um trabalho junto aos produtores rurais de Aimorés. Em 2003, foram distribuídas 1.534 mudas de espécies florestais para plantio nas comunidades rurais do município de Aimorés e 30.000 mudas para o município de Governador Valadares, que foram utilizadas para a recuperação florestal.

Além disso, foram realizados trabalhos nas nascentes do município, projetos de irrigação, desenvolvimento de Programa de Fruticultura, difusão de tecnologia de adubação verde e cursos de capacitação de produtores em técnicas agro-ecológicas de produção.

Fonte: CDN – Companhia de Notícias

  
  

Publicado por em

JAILSON LOUSADA GOMES

JAILSON LOUSADA GOMES

08/05/2009 13:34:52
Boa tarde!
Sou Secretário de Meio Ambiente de São José do Mantimento MG, aprovo e muito a idéia de reflorestar, estamos fazendo a programação para a Semana do Meio Ambiente e, estou em busca de parceiros para no Dia Internacional do Meio Ambiente, efetuarmos o plantio de mudas de árvores nativas em nosso município, principalmente nas regiões de nascentes, gostaria que me informassem, onde posso conseguir mudas, nossas crianças estão ansiosas para este dia.
Desde já grato pela atenção!
Jailson L. Gomes

Luiz Islo Nantes Teixeira

Luiz Islo Nantes Teixeira

02/12/2008 21:52:30
Eu acho que deveriam resflorestar o Brasil inteiro e respeitar mais os animais.

Aqui nos EUA, voce ver os esquilos, veados, os roedores(nao sei o nome), perus selvagens, faisao, todos nos quintais das casas e ninguem mata.

Basta ver que o ultimo campeonato de golfe da California, no meio de um torneio tinha um urso la passeando.

O dia que o Brasil aprender a fazer isto, sera uma maravilha.

A biodiversidade morre mais pela acao da caca.

A natureza precisa de ajuda, mas se deixa-la so ,ela se recupera.

Luiz

Elzi

Elzi

05/10/2008 18:43:42
gostei . mais conheço desde menina uma arvore que tem muito ai em Minas Gerais, hoje moro no Rio e estou plantando desta arvore linda que ja me fes tanto feliz. ela da uma arvore grande e seus frutos sao tipo galinhos secos(que nao sao secos) bem docinhos. ja tenho sementes e mudas e ja 2 arvores ainda bem jovens com 2 anos de idade, tanbem gostaria de saber o nome cientifico ou outro nome pelo qual posso apresentadas e estes moradores daqui. pois todos riem de min e nao me leva a serio. por favor agradeço muito a resposta .

ROBERTA

ROBERTA

29/09/2008 20:08:57
EU JA FUI UMA TERRINHA AI DO INSTITIUTO TERRA MAS INFELIZMENTE VIM EMBORA PARA RONDONIA. EU ACHO QUE ESSE PROJETO E UMA MARAVILHA PARA A NATUREZA.......AMO AIMORES