Islândia inaugurou primeiro posto de abastecimento a hidrogênio do mundo

A Islândia inaugurou na sexta-feira (25/4) o primeiro posto de abastecimento do mundo para fornecer combustível aos veículos movidos a hidrogênio. `Com o tempo, isso se espalhará para o resto do mundo, já que o hidrogênio como combustível é uma possib

  
  

A Islândia inaugurou na sexta-feira (25/4) o primeiro posto de abastecimento do mundo para fornecer combustível aos veículos movidos a hidrogênio.

`Com o tempo, isso se espalhará para o resto do mundo, já que o hidrogênio como combustível é uma possibilidade real e comercial que permitirá um meio ambiente mais limpo e sem contaminação`, disse o ministro de Indústria do país, Valgerdir Sverrisdottir.

Ele inaugurou o posto enchendo o tanque de seu furgão Mercedes-Benz Sprinter, um protótipo subvencionado pela UE - União Européia e que funciona com hidrogênio.

Os principais sócios no projeto são as companhias Islandic New Energy, DaimlerChrysler, Norsk Hydro e Royal Dutch Shell. A Islândia foi selecionada para o projeto porque 90% de sua eletricidade é gerada por fontes geotérmicas ou por água.

A UE investiu 2,8 milhões de euros (US$ 3,1 milhões) dos 7 milhões de euros (US$ 7,7 milhões) que custou o projeto. Em agosto, três ônibus DaimlerChrysler movidos a hidrogênio entram em circulação por dois anos em Reykjavik, a capital islandesa.

Cada ônibus tem uma autonomia de cerca de 200 quilômetros por tanque.Mais um posto de abastecimento de hidrogênio será aberto no porto alemão de Hamburgo, em maio, e outros nas principais cidades da Holanda, da Espanha, da Grã-Bretanha, da Bélgica e da Suécia.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em