Italianos anunciaram a clonagem da primeira égua.

Um grupo de pesquisadores do Instituto Experimental Lazzaro Spallanzani, em Cremona, no norte da Itália anunciaram o nascimento da primeira égua clonada. `O pequeno e robusto animal já está com dois meses, pesa cerca de 100 quilos e sua saúde é excele

  
  

Um grupo de pesquisadores do Instituto Experimental Lazzaro Spallanzani, em Cremona, no norte da Itália anunciaram o nascimento da primeira égua clonada.

`O pequeno e robusto animal já está com dois meses, pesa cerca de 100 quilos e sua saúde é excelente`, disseram seus criadores.

A equipe italiana saiu na frente da empresa Texas A&M, que aguarda o nascimento de seu próprio cavalo clonado.A égua de raça Haflinger que foi clonada recebeu o nome de Prometea, em referência a Prometeu, figura da mitologia grega que roubou o fogo dos deuses e o entregou aos homens.

Numa reviravolta na crescente produção de animais clonados, a égua Haflinger da qual nasceu Prometea também é a fonte de seu DNA, o que significa que ela e sua cria são gêmeas idênticas.

`Foi pura coincidência e uma bela surpresa`, contou ao repórter do jornal Folha de São Paulo o veterinário Cesare Galli, que liderou a equipe de pesquisa de Cremona.

De todos os embriões produzidos e implantados, metade deles de uma fêmea Haflinger e os demais de um garanhão árabe, sobreviveu justamente o colocado no útero da doadora da célula de pele clonada.

O estudo saiu na quinta-feira (7/8) na revista científica britânica `Nature` . O acaso que gerou o esquisito nascimento de Prometea de sua `mãe gêmea`, como diz Galli, pode se tornar mais que mera curiosidade científica. É que as atuais teorias sobre a gravidez sugeriam que um feto assim gerado seria inviável.

`A manutenção da gravidez dependeria de um equilíbrio (do sistema de defesa do organismo). A mãe reconheceria o feto como estranho e tentaria expulsá-lo, e o feto se defenderia. Imaginava-se que, se não existisse essa resposta da mãe, o feto seria facilmente perdido`, explica Galli.

Fonte: Agências Internacionais

  
  

Publicado por em