IV Encontro de Agricultoras aconteceu em Gonçalves-MG

Ocorreu entre 2 e 4 de abril, em Gonçalves (MG), o IV Encontro de Agricultoras, promovido pela Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica. O evento aconteceu no Espaço Kalevala, um local belo e muito agradável, no alto da Serra da Mantiqueira.

  
  

Ocorreu entre 2 e 4 de abril, em Gonçalves (MG), o IV Encontro de Agricultoras, promovido pela Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica. O evento aconteceu
no Espaço Kalevala, um local belo e muito agradável, no alto da Serra da Mantiqueira.

O Encontro reuniu 25 mulheres dos municípios de Gonçalves, Maria da Fé e Lambari, em sua maioria agricultoras, mas também algumas processadoras de alimentos.

A grade de atividades incluiu aula introdutória sobre Agricultura Biodinâmica, aulas sobre saúde e terapias caseiras, composto biodinâmico, conservação de alimentos e tecelagem, além de uma vivência com danças folclóricas.

Na avaliação do encontro as mulheres elogiaram a iniciativa, salientando que em reuniões de associações de produtores, a grande maioria de participantes é sempre do sexo masculino.

O Encontro de Mulheres visa fortalecer o papel feminino dentro do organismo agrícola, onde elas têm um papel fundamental muitas vezes subestimado.

Com os cursos oferecidos, as mulheres podem adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre o trabalho biodinâmico da terra, gerando um impulso para uma atuação mais consciente na propriedade agrícola.

Além disso, as agricultoras aprendem a executar trabalhos manuais, como recursos para aumentar a renda familiar.

Especificamente neste curso, isto ocorreu através das aulas de tecelagem e conservação de alimentos (produção de picles, geléias, chutneys e outras conservas).

Porém, o mais importante nesses encontros não é a formação, uma vez que estes têm a duração de poucos dias. O espaço para trocas e a criação de laços para o trabalho em conjunto é, na avaliação geral, uma oportunidade única.

O entusiasmo e a disposição para novos trabalhos que brotaram deste IV Encontro em Gonçalves nos dão a certeza de estarmos semeando em um terreno fértil e produtivo.

Fonte: Juliana Klinko -Associação Biodinâmica

  
  

Publicado por em