Lançado no Reino Unido uma campanha pela internet pedindo ajuda para prever clima

Está sendo lançado no Reino Unido um maciço esforço pela internet para prever como o clima global vai mudar neste século. Usuários de computador em qualquer lugar do mundo podem aderir baixando o modelo de clima de uma página de internet. Os organizad

  
  

Está sendo lançado no Reino Unido um maciço esforço pela internet para prever como o clima global vai mudar neste século. Usuários de computador em qualquer lugar do mundo podem aderir baixando o modelo de clima de uma página de internet.

Os organizadores dizem que será a maior experiência de previsão de clima do mundo. Eles esperam que vá resultar em um quadro mais completo de um provável clima futuro.

Cooperação:

A experiência foi lançada no dia 14 de setembro, no Museu de Ciência, em Londres, e no festival de ciência da Associação Britânica, em Salford. É o resultado da cooperação entre as universidades de Oxford e Reading, o Departamento de Meteorologia (Met Office), a Universidade Aberta, o Laboratório Rutherford Appleton, e Tessella Support Services, uma empresa de software.

Eles acreditam que a experiência vai produzir `a previsão mais completa para o clima do século 21, baseada em probabilidade`.

Qualquer usuário de computador pode tomar parte, visitando o website climateprediction. Cada um vai usar uma versão única do modelo de clima do Met Office, simulando diversas décadas de clima global.

`Para tomar parte no desafio da experiência, você precisa baixar um software em seu computador`, diz o site. `O software é baseado em uma versão de Windows de um modelo de clima (cortesia do Hadley Centre).

Aproximações:

Sylvia Knight é do departamento atmosférico, oceânico e de física planetária de Oxford. `Cada modelo é levemente diferente nas condições iniciais (o tempo no dia em que o modelo começa), nas áreas em que se impõe (por exemplo, cenários diferentes sobre como o dióxido de carbono se desenvolve neste século), e de forma ainda mais crucial nas aproximações na física`, disse ela a BBC News Online.

`Todos os modelos de clima terão que fazer aproximações, porque o clima é muito complicado`, acrescentou. O modelo vai funcionar como um processo de fundo sem afetar outras tarefas do computador.Os resultados voltam aos organizadores pela internet quando a experiência terminar.

Fonte: BBC

  
  

Publicado por em