Lançado o primero Atlas Eólico do Rio de Janeiro

O governo do Rio de Janeiro lançado na terça-feira (4/11) o primeiro Atlas Eólico do Estado, publicação que contém informações detalhadas sobre o regime dos ventos, como freqüência, direção e intensidade. Iniciativa pioneira no estado, o Atlas se pro

  
  

O governo do Rio de Janeiro lançado na terça-feira (4/11) o primeiro Atlas Eólico do Estado, publicação que contém informações detalhadas sobre o regime dos ventos, como freqüência, direção e intensidade.

Iniciativa pioneira no estado, o Atlas se propõe a servir de instrumento para facilitar a instalação de Parques de Geração Eólica no Estado, fornecendo dados para as navegação área e marítima.

Na avaliação do secretário Estadual de Energia, Wagner Victer, “a oferta de energia elétrica atrai indústrias e empregos promovendo o desenvolvimento econômico e social`.

Para ele, “as crises de escassez de energia podem trazer desequilíbrios, que se refletirão ao longo de anos na economia de um país, daí a necessidade de diversificação na matriz energética e expansão continuada da geração elétrica no país”.

A obra procura indicar aos investidores e à comunidade as melhores áreas e principais informações relevantes sobre os ventos. Temáticos, os mapas apresentam o potencial eólico fluminense por meio de parâmetros estatísticos de velocidade e direção dos ventos, bem como seus regimes diurnos e sazonais.

As informações são dispostas em escalas temáticas com 256 níveis de cor, buscando maximizar o detalhamento qualitativo e quantitativo da informação.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em

José Carlos Magalhães

José Carlos Magalhães

19/09/2008 04:09:56
Como podemos acessar esse mapa eólico?