Lata de aço é segura para o meio ambiente e 100% reciclável

As empresas brasileiras estão redescobrindo as vantagens da embalagem de aço sobre os demais materiais, principalmente para o meio ambiente e a saúde dos consumidores. Em todo o mundo os consumidores vêm dando preferência a produtos embalados de forma

  
  

As empresas brasileiras estão redescobrindo as vantagens da embalagem de aço sobre os demais materiais, principalmente para o meio ambiente e a saúde dos consumidores.

Em todo o mundo os consumidores vêm dando
preferência a produtos embalados de forma saudável, natural e ambientalmente sustentável. Não é à toa que na Europa o consumo de embalagens de aço é de 10 quilos/ano, contra 4 quilos/ano no Brasil.

No Dia do Meio Ambiente, comemorado no sábado, 05 de junho, a Associação Brasileira de Embalagens de Aço (Abeaço) fez campanha para informar a população através de seu website .

A reciclabilidade das embalagens é fundamental para avaliar o impacto que cada material causa sobre o meio ambiente. As latas fabricadas em aço, além de 100% recicláveis, são as únicas que não poluem ao serem dispensadas na natureza.

Entre cinco e dez anos, quando expostas a determinadas condições de temperatura e umidade, voltam à forma de óxido de ferro. Para efeito de comparação, as embalagens PET demoram até 450 anos para se decompor, conforme mostra a tabela abaixo:

Tempo que o meio ambiente leva para degradar cada material

Latas de aço........10 anos

Alumínio................200 a 500 anos

Isopor.................indeterminado

Latas de cerveja e refrigerante .....100 anos

Plásticos ..............até 450 anos

Vidros............. indeterminado

Bom exemplo sobre as condições brasileiras de reciclagem de latas de aço é a Reciclaço, criada pela Cia.Metalic Nordeste, fabricante de latas de aço para bebidas no Nordeste.

A Reciclaço é a empresa responsável pelo destino das latas após o consumo. Com apenas dois anos de atuação, a Reciclaço conseguiu elevar o índice de reciclagem das latas de aço para bebidas de 27% para 78% em 2003.

A reciclagem do aço também economiza energia. A cada 75 embalagens de aço recicladas,salva-se uma árvore que, sem isso, estaria sendo transformada em carvão vegetal.

A cada 100 embalagens de aço recicladas, poupa-se o equivalente a uma lâmpada de 60W acesa por uma hora.

A Associação Brasileira de Embalagem de Aço foi criada em maio de 2003 para fortalecer o mercado de embalagem de aço e dar suporte técnico e mercadológico a seus fabricantes, além de desenvolver campanhas de esclarecimento ao consumidor.

Fonte: Approach Comunicação & Eventos

  
  

Publicado por em