Livro traz informações sobre cem espécies arbóreas brasileiras

Já está à disposição dos interessados o livro “Espécies arbóreas brasileiras”, fruto de mais de 30 anos de pesquisa do Dr. Paulo Ernani Ramalho Carvalho, pesquisador da Embrapa Florestas, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária&

  
  

Já está à disposição dos interessados o livro “Espécies arbóreas brasileiras”, fruto de mais de 30 anos de pesquisa do Dr. Paulo Ernani Ramalho Carvalho, pesquisador da Embrapa Florestas, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária–Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O livro tem como objetivo tornar acessível o conhecimento existente sobre espécies arbóreas nativas. A idéia é orientar e motivar quem se interessa pela importância
econômica e ambiental das árvores brasileiras.

As informações contidas no livro foram obtidas por meio da literatura existente e complementadas por informações técnicas inéditas, produzidas como resultado de uma extensa rede de experimentação, além da experiência profissional do autor.

“Sempre existiram diversas informações a respeito das espécies nativas, mas poucas iniciativas tratavam de reuni-las. O que fiz foi pesquisar, coletar e reunir estas informações e comprovar muitas delas em experimentos de campo”, afirma Paulo Ernani.

No livro, que tem 1.040 páginas, o leitor encontra informações completas de taxonomia, descrição, reprodução, ocorrência, aspectos ecológicos, clima, solos, sementes, produção de mudas, características silviculturais, melhoramento e conservação genética, crescimento e produção, características da madeira, principais produtos e usos, pragas e doenças e espécies afins.

Além disso, as informações foram complementadas com mapas, tabelas e fotografias.Este é o primeiro volume de uma série de cinco, que vai totalizar 500 espécies arbóreas brasileiras.

“Com certeza estamos ampliando o universo de conhecimento sobre nosso País e suas potencialidades”, finaliza Paulo Ernani.

Interessados em adquirir o livro podem entrar em contato com: Posto de Vendas da Embrapa Florestas ou pela Livraria Virtual da Embrapa.

Fonte: Embrapa Florestas

  
  

Publicado por em