Manufatura do Congresso SAE Brasil focará desde gestão, tecnologia até meio ambiente

A 12ª edição do Congresso e Exposição Internacional de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que este ano acontece de 18 a 20 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, vai tratar a questão da manufatura na indústria automobilística sob difere

  
  

A 12ª edição do Congresso e Exposição Internacional de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que este ano acontece de 18 a 20 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, vai tratar a questão da manufatura na indústria automobilística sob diferentes aspectos,contemplando o tema do congresso: “A Competitividade do Brasil no Cenário Internacional – Tecnologia, Meio Ambiente e Mercado”.

O setor de manufatura do Congresso agendou dois painéis e quatro fóruns, que mostrarão à comunidade de engenharia como os processos de manufatura têm evoluído nos últimos anos e quais caminhos as empresas devem tomar no futuro próximo.

As seis apresentações visam aprofundar o debate sobre os processos de manufatura no Brasil que, ao contrário do que se pensa, não podem ser geridos de forma independente do resto da empresa, mas integrados com toda a cadeia de produção.

“Nossa intenção é mostrar que não estamos em um beco sem saída e que existe uma solução para o mercado”, afirma o engenheiro Antonio Mamede, presidente do Comitê de Manufatura e diretor da TMS Brasil.

Para Mamede, a abertura econômica trouxe grande evolução, principalmente nos processos de manufatura de montadoras e sistemistas, que começaram a sentir necessidade de maior agilidade e qualidade.

Diante da perspectiva de inflação baixa e crescimento econômico, foram feitos investimentos que modernizaram e ampliaram as fábricas, além da abertura de novas indústrias.

“Com as crises, o setor teve de se moldar à nova realidade e buscar novos caminhos que justificassem os investimentos realizados e, um desses caminhos diz respeito à manufatura”, diz.

Participam dos fóruns e painéis de manufatura representantes de montadoras, sistemistas, fabricantes de equipamentos off road, autopeças, operadores logísticos, empresas de tecnologia de informação e consultorias.

O Congresso SAE BRASIL 2003 será presidido por Francisco Satkunas, diretor de Engenharia de Confiabilidade da General Motors, que terá como vice-presidente Hugo Ferreira,presidente da Dana South America.

Com a expectativa de atrair 9 mil visitantes, entre engenheiros, executivos e acadêmicos, o Congresso tem a programação voltada ainda para engenharia de veículos de passeio , ônibus e caminhões (transporte de carga e passageiros), veículos fora de estrada, aeroespacial, tecnologia de informação, gestão e engenharia acadêmica.

Confira os fóruns e painéis de manufatura no Congresso:

NOVAS TECNOLOGIAS DE MANUFATURA - painel apresentará cases de sucesso comprovando ganhos significativos de qualidade e produtividade, utilizando tecnologias aplicadas a processo de manufatura automotiva de padrão mundial.Dia 18 de novembro, das 15h30 às 17h30.

SIX SIGMA E LEAN-MANUFACTURING: COMPLEMENTARES OU DESASSOCIADOS? fórum promoverá um debate sobre as duas metodologias, ilustrado com cases, permitirá cada participante possa conhecer os prós e contras e escolher, a opção que melhor se aplica em sua empresa. Dia 19 de novembro, das 18h às 20h.

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS – fórum abordará as questões de redução, tratamento e reciclagem de resíduos nas indústrias, como práticas de responsabilidade social ao meio ambiente. Serão apresentados cases de empresas que reduziram custos e ganharam um diferencial no mercado a partir desta prática. Dia 19 de novembro, das 13h às 15h.

AS OPORTUNIDADES DA LOGÍSTICA INTEGRADA E O EMPREGO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: DESDE A
MATÉRIA-PRIMA ATE A PÓS-VENDA - fórum vai discutir o que é preciso fazer para assumir um compromisso de atendimento rápido com o consumidor, e ainda ressaltar que há muito a se fazer para chegar ao ponto ideal de um
processo de produção totalmente integrado, que beneficie o consumidor no final da cadeia, visando a ideal relação custo-benefício. Dia 19 de novembro, das 17h30 às 19h30.

MANUFATURA PARA ATENDER DIFERENTES MERCADOS. O QUE MUDA QUANDO HÁ EXPORTAÇÃO – painel reunirá diretores de manufatura das principais montadoras e sistemistas no Brasil, que contarão como são moldados os processos de manufatura em suas empresas para atender o mercado internacional. Dia 20 de novembro, das 13h às 15h.

A CONTRIBUIÇÃO DA ENGENHARIA EM TEMAS COMO ERGONOMIA E PREVENÇÃO DE PROBLEMAS
OCUPACIONAIS – fórum de gestão de pessoas apresentará alguns cases sobre estes temas desenvolvidos com sucesso por empresas do setor automobilístico. Dia 20 de novembro, das 15h30 às 17h30.

Fonte: Companhia da Imprensa

  
  

Publicado por em

Samue lopes ferreira

Samue lopes ferreira

13/01/2009 14:50:07
por favor eu gostaria de entender melhor o que é exatamente manufatura automotiva,na verdade todas as fontes de pesquisas que eu encontrei nenhuma delas pode ser clara o suficiente para que eu pudesse tirar minhas duvidas,por favor si possível exclareçam elas para mim!

Marcos Brandão

Marcos Brandão

12/01/2009 10:18:27
Acredito que todas as informações mencionadas são tratadas internamente nas diversas operações da cadeia automobilistica,de forma individualizada e não com uma visão de sistema de gestão integrada. Pessoamente desenvolvi um sistema de gestão integrada de manufatura que integra de forma sistemática os requisitos de Lean Manufacturing, TS16949 e ISO 14001 que são requisitos básicos hoje para dar ao responsável pelas unidades de negócio uma visão holistica do negócio. Com este trabalho deixamos para o executivo somente a análise das informações e as respectivas tomadas de decisão, tornando o negócio mais dinâmico e competitivo. Marcos