Maranhão busca soluções para preservação do meio ambiente

A gerência executiva do Ibama - Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis no Maranhão promoveu no período de 4 a 6 de julho em São Luiz, o I Encontro sobre Áreas Protegidas juntamente com a Sema - Secretaria de Estado de Me

  
  

A gerência executiva do Ibama - Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis no Maranhão promoveu no período de 4 a 6 de julho em São Luiz, o I Encontro sobre Áreas Protegidas juntamente com a Sema - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, BPA - Batalhão de Proteção Ambiental, UFMA - Universidade Federal do Maranhão, UEMA - Universidade Estadual do Maranhão, Aconeruq - Associação das Comunidades Rurais Quilombolas e Fórum Carajás, com o apoio da Diretoria do Programa Nacional de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente.

O Maranhão é primeiro estado brasileiro a traçar um plano de ação para a preservação e ampliação de APs - Áreas de Proteção.

“O Estado está dando um exemplo de mobilização e interesse pela preservação das suas riquezas naturais”, afirma a diretora de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Iara Vasco Ferreira, representou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Iara Vasco destacou durante o encontro que, apesar dos números desfavoráveis, o Estado tem como aliado recursos humanos formados por pessoas engajadas em levantar a bandeira do meio ambiente e reverter o quadro que, por enquanto, contabiliza contra a natureza.

“Não podemos perder as esperanças. O Maranhão possui áreas ainda intactas que precisam ser cuidadas para garantir um desenvolvimento sustentável”, comenta.

Com uma biodiversidade privilegiada, o Maranhão abriga quatro biomas: Amazônico, cerrado, caatinga, além do ecossistema costeiro e marinho. Apenas 0,3% do território estadual é ocupado por Áreas de Proteção Integral, bem abaixo dos 10% recomendados pela IUCN - União Internacional para Conservação da Natureza).

O Maranhão possui atualmente cinco unidades de conservação federais e 12 estaduais. Entre as unidades federais de proteção destacam-se: o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a Reserva Biológica do Gurupi e o Parque Nacional das Nascentes do Parnaíba. Fazem parte das áreas estaduais de conservação o Parque Estadual Marinho do Parcel Manuel Luís, o Parque Estadual do Mirador e o Parque Estadual do Bacanga.

A assessora de gabinete do Ibama/MA, Juliana Fukuda, disse que o evento cumpriu seu objetivo de buscar soluções para os problemas ocorridos nas áreas de proteção existentes no Estado.

“Nas últimas três décadas, atividades como o agronegócio, a extração de madeira, a carnicicultura e o turismo de massa têm aumentado a pressão sobre os recursos naturais”, alerta.

Durante os três dias de evento, que contou com a participação de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, iniciativa privada, organizações não-governamentais, representantes de comunidades indígenas, quilombolas e sociedade civil, foram levantadas propostas para a elaboração do plano de implementação de áreas protegidas e criação de novas áreas de proteção ambiental no Estado.

Além disso, durante o encontro foi divulgada a importância das áreas protegidas nos meios de comunicação, oferecendo como resultado imediato importantes parcerias com os setores privado e da sociedade civil para a mobilização de forças em torno das questões ambientais.

Fonte: Ibama

  
  

Publicado por em

Olinda

Olinda

4/5/2012 09:22:16
bom dia, sou assessora do Instituto Municipal do Meio Ambiente de Coroatá-Ma e gostaria de ter informações do IBAMA sobre uma possível parceria com esta instituição.

JALDO PEREIRA DA COSTA

JALDO PEREIRA DA COSTA

22/6/2011 14:47:44
PROTEGER O MEIO AMBIENTE, É UM DIREITO DE TODOS, POIS O QUE ESTAMOS OBSERVANDO É QUE A CADA DIA ESTAMOS CORRENDO PERIGO COM OS DANOS PELA A NATUREZA, TUDO ISSO É AS IDÉIAS DAQUELES QUE NÃO SE SABE, OU SABE, MAS POR QUERER ADQUERIR ALGUNS BENS NÃO IMPORTA A QUEM VAI SER PREJUDICADO.

Antonio Kdson Ribeiro Barroso

Antonio Kdson Ribeiro Barroso

11/3/2010 15:56:59
Tõ com o objetivo de criar uma ONG(Salve o Rio Itapecuru-um rio muito importante não só p/minha cidade,como para muitas cidades do Maranhão)e preciso de sugestões!!!
DESDE DE JÁ AGRADEÇO PELA ATENÇÃO!!!