Meio ambiente é tema da Higiexpo / Higicon 2007

Para a Abralimp - Associação Brasileira do Mercado Institucional de Limpeza, que realiza a 18ª Higiexpo - Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental e o 19º Higicon, maior congr

  
  

Para a Abralimp - Associação Brasileira do Mercado Institucional de Limpeza, que realiza a 18ª Higiexpo - Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental e o 19º Higicon,
maior congresso do setor, mais do que diferencial competitivo, responsabilidade ambiental é uma exigência do mercado

A saudável "onda verde" que vem tomando conta das empresas no Brasil e ocupando o noticiário do mundo ganhou ainda mais força no setor da economia que mais diretamente interage com o meio ambiente: o setor de limpeza profissional.

Prova disso é a escolha da responsabilidade ambiental como tema da maior feira da América Latina, e do Congresso que acontece em paralelo, de 7 a 9 de agosto, no Expo Center Norte (Pavilhão Verde).

"O objetivo é despertar a reflexão e a conscientização, tanto das prestadoras de serviços de limpeza quanto das empresas clientes, para a necessidade do trabalho conjunto para a conservação e a manutenção do equilíbrio da natureza", explica o presidente da entidade, Ricardo Monteiro da Silva. A associação também o tema aos dois eventos que organiza (os maiores da América Latina).

O evento ocupa 2.960 metros quadrados e conta com 63 expositores, que apresentarão soluções inteligentes e que reduzem o impacto ambiental. Nesse sentido, equipamentos que promovem redução dos gastos de água e energia e produtos químicos que não agridem o meio ambiente são alguns dos destaques do setor.

No Higicon deste ano, em parceria com a Febrac, haverá a palestra magna proferida pelo Dr. Helio Mattar, reconhecido debatedor em teses de meio ambiente e fundador do Instituto Akatu.

De acordo com a Abralimp, que reúne toda a cadeia produtiva do setor, esse novo desafio ambiental permite identificar novas oportunidades de negócios para o mercado de limpeza ao desenvolver novas formas de se relacionar com a natureza.

"A utilização de tecnologias e processos ecologicamente saudáveis é um forte diferencial competitivo do setor. Quem não se adequar a essa nova realidade correrá o risco de ficar sem mercado", alerta Monteiro. Ele ressalta que é cada vez mais comum que consumidores optem por empresas que buscam fazer o bem para o meio ambiente, mesmo que isso custe um pouco mais. "As empresas de limpeza profissional há muito utilizam metodologias ambientalmente responsáveis. A diferença é que agora o mercado valoriza essa preocupação".

Na opinião do presidente da Abralimp e sua diretoria, há que se combater também a pirataria dos produtos químicos não registrados - e que não atendem às normas e resoluções legais - adquiridos por algumas empresas pouco envolvidas com os resultados negativos à saúde e meio ambiente. Felizmente, o setor congrega, em sua maioria, distribuidores e fabricantes de equipamentos e acessórios idôneos que possuem estudos sobre o ciclo de vida estendido dos mesmos, contemplando aspectos de segurança e ergonomia e sintonizados com o Meio Ambiente.

Em setembro, a Abralimp deverá publicar um inventário segmentado sobre as ações já tomadas e implementadas voltadas para proteção do Meio Ambiente e da Saúde. "Existem tecnologias hoje disponíveis e já aplicadas por muitos usuários que minimizam a agressão. O mercado competitivo obriga continuamente os departamentos de pesquisa das empresas a buscar soluções otimizadas com este foco. Temos ainda um alto custo de treinamento no uso de novos processos que utilizam as novas tecnologias. Isto deve ser considerado pelos usuários na composição dos custos, pois nosso compromisso é com a saúde da sociedade como um todo", acrescenta o presidente da Abralimp.

Para dar o exemplo de sua preocupação ambiental, a Higiexpo e o Higicon terão o sistema de coleta seletiva realizado em parceria com a Cooperativa Crescer. Os serviços de limpeza do evento estarão a cargo da Uniabralimp - Unidade Nacional de Formação Profissional, escola de formação e especialização de profissionais criada pela Abralimp para aperfeiçoar a mão-de-obra do setor.

Responsável pela movimentação de R$ 8,4 milhões por ano, o setor de limpeza profissional reúne 13 mil empresas no Brasil que, juntas, empregam mais de 1 milhão de pessoas. Com 21 anos de atuação, a Abralimp é a principal entidade do setor na América Latina e conta com mais de 200 associados, entre fabricantes, distribuidores, representantes, prestadores de serviços e usuários.

A Higiexpo acontece juntamente com a Movimat - Salão da Logística. Com a realização das duas feiras, são esperados cerca de 40 mil visitantes este ano. A Movimat é promovida pelo IMAM e acontecerá no Pavilhão Amarelo.

Serviço:

18ª Higiexpo - Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental

19º Higicon - Congresso Internacional do Mercado Institucional de Limpeza

Data: 07, 08 e 09 de agosto de 2007.

Local: Pavilhão Verde - Expo Center Norte - São Paulo - SP

Fonte: ADS Brasil

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em