Mercado é atraente para o profissional de engenharia com especialização na área ambiental

O crescimento do mercado ambiental e salários cada vez mais atraentes são alguns dos motivos que têm levado ao aumento da procura por cursos de especialização em meio ambiente pelos profissionais de diferentes áreas da engenharia. Segundo Luis Sans, c

  
  

O crescimento do mercado ambiental e salários cada vez mais atraentes são alguns dos motivos que têm levado ao aumento da procura por cursos de especialização em meio ambiente pelos profissionais de diferentes áreas da engenharia.

Segundo Luis Sans, coordenador do primeiro MBA Internacional em Gestão Ambiental do País, a cada ano é maior o número de engenheiros que buscam o curso para especializar-se na área ambiental.

“Em 1998, quando lançamos o curso, eram apenas quatro profissionais de engenharia por turma. Já em 2002, tivemos 10 profissionais na turma”, destaca Sans.

O curso, que já está em sua quinta edição, acontece em Porto Alegre, São Paulo e, pela primeira vez, em Brasília, no Distrito Federal.

Promovido pela Proenco Brasil, o MBA Internacional em Gestão Ambiental é realizado em convênio com o Instituto Tecnológico Brasil-Alemanha e o Laboratório Nacional de Computação Científica (Lncc), organismo de pesquisa e ensino em nível de pós-graduação, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Para o diretor da empresa gaúcha Luftech, Luiz Germano, que fez o curso há um ano, a importância da especialização na área de gestão ambiental para o engenheiro se dá porque o profissional de engenharia passou a ser um gestor, não só da sua atividade especifica, mas também, das atividades de direção das empresas.

“A gestão ambiental se insere nessa nova exigência para o profissional de engenharia. Com uma visão mais abrangente é possível gerenciar a empresa e ao mesmo tempo ter presente a visão voltada para a proteção do meio ambiente”, ressalta.

Germano destaca ainda que a área ambiental deixou de ser um mercado de “palpiteiros e curiosos”, mas passou a exigir análise cientifica para as decisões.

Para o consultor Luiz Hoff, diretor da PGA, empresa gaúcha de consultoria e auditoria na área de planejamento e gestão ambiental, também um ex-aluno do curso de MBA Internacional em Gestão Ambiental, um outro atrativo para os profissionais de engenharia que buscam a especialização na área ambiental é que novas áreas de atuação estão sendo abertas para este profissional. Ele destaca, por exemplo, a área de construção de aterros sanitários.

“Além disso, são poucos os profissionais com especialização na área ambiental, e os serviços e salários são interessantes”, revela Hoff.

O MBA Internacional em Gestão Ambiental é o único no Brasil que oferece o curso para formação de Auditores Ambientais com registro no Environmental Auditors Registration Association - EARA.

As vagas são limitadas.

Ficha Técnica

MBA Internacional em Gestão Ambiental
Promoção: Proenco Brasil
Convênios: Instituto Tecnológico Brasil Alemanha e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), organismo de Pesquisa e de Ensino em nível de Pós-Graduação, do Ministério de Ciência e Tecnologia (certificação)

Início da 5 turma:
São Paulo/SP: 21 de março de 2003
Porto Alegre/RS: 11 de abril de 2003
Brasília/DF: 9 de maio de 2003
Locais de realização: São Paulo - Instituto Tecnológico Brasil-Alemanha - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) - Cidade Universitária Porto Alegre - Sociedade de Engenharia do Estado do Rio Grande do Sul

Informações e Inscrições: pelo telefone: 0800 282 0704, com Rosana, fax: (21) 2221-0733 ou através de e-mail.

Fonte: Graça Lara - Comunicação Ambiental

  
  

Publicado por em