Ministério do Desenvolvimento Agrário vai estimular produção de orgânicos

O Ministério do Desenvolvimento Agrário vai estimular a produção de alimentos orgânicos no país, por meio da agricultura familiar. Segundo o gerente de Negócios e Comércio do Ministério, Vital de Carvalho Filho, o primeiro passo é a qualificação de pe

  
  

O Ministério do Desenvolvimento Agrário vai estimular a produção de alimentos orgânicos no país, por meio da agricultura familiar.

Segundo o gerente de Negócios e Comércio do Ministério, Vital de Carvalho Filho, o primeiro passo é a qualificação de pessoal, visando à capacitação dos produtores para que funcionem como multiplicadores.

Para tanto, o governo já dispõe de um instrumento concreto, que é o Pronaf Capacitação, cuja meta neste ano é capacitar 400 técnicos no Brasil e, no mínimo, 15 mil agricultores familiares.

Depois da capacitação, o ministério vai elaborar uma política de assistência para agricultura familiar onde os técnicos terão formação especial na área de agroecologia, isto é, de agricultura orgânica.

O terceiro passo será o crédito, disse Vital de Carvalho. Com o Crédito Pronaf no Plano Safra, o ministério quer dar um diferencial à agricultura orgânica, fazendo com que o produtor interessado em produzir alimentos desse tipo possa até ultrapassar o teto do produtor que trabalha com agricultura convencional.

Esse crédito pode chegar até 50% a mais, tanto para custeio quanto para investimento, se o produtor estiver trabalhando dentro dos princípios da agricultura orgânica, da agroecologia”, explicou.

Vital de Carvalho participou, na Firjan, da solenidade de lançamento da I Conferência Internacional BioFach da América Latina, que será realizada em setembro no Rio de Janeiro (RJ).

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em