MMA abriu inscrições para oficinas do Projeto Orla

O Ministério do Meio Ambiente abriu na segunda-feira (22/8), as inscrições para oficinas regionais de capacitação de instrutores do Projeto Orla. O objetivo é ampliar a rede de instituições que utilizam a metodologia do projeto no plano de ocupação do lit

  
  

O Ministério do Meio Ambiente abriu na segunda-feira (22/8), as inscrições para oficinas regionais de capacitação de instrutores do Projeto Orla. O objetivo é ampliar a rede de instituições que utilizam a metodologia do projeto no plano de ocupação do litoral.

As atividades ocorrerão nas regiões Norte, Nordeste e Sul. A seleção será feita a partir da análise dos currículos das instituições e suas equipes. Poderão participar universidades, fundações, organizações não-governamentais e outras instituições públicas.

O Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima é uma ação conjunta entre o MMA, por meio da Secretaria de Qualidade Ambiental, e da Secretaria do Patrimônio da União, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

A iniciativa visa assistir tecnicamente aos municípios e capacitar os gestores locais para planejar a ocupação da orla marítima. A idéia é estimular a gestão compartilhada da região costeira, a descentralização de decisões e a resolução de conflitos.

O modelo descentralizado proposto para gestão da orla envolve diretrizes e procedimentos de ação compartilhada entre as três esferas governamentais, além da participação da sociedade civil.

Fonte: MMA

  
  

Publicado por em