MMA e Ibama lançam sistema que facilita pesquisa em biodiversidade

Ana Luiza Zenker Da Agência Brasil Brasília - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marcus Barros, lanç

  
  

Ana Luiza Zenker
Da Agência Brasil




Brasília - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marcus Barros, lançam hoje (20), às 15 horas, o Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (Sisbio). O novo sistema deve facilitar a solicitação e obtenção de autorizações e licenças para coleta de material biológico, execução de pesquisas em unidades de conservação e cavernas e exportação e importação de material biológico, com fins científicos e didáticos, em âmbito universitário.

O que se espera, segundo o ministério, é que o prazo para aprovação dessas licenças caia de seis meses para 45 dias. Outro benefício previsto no Sisbio é o módulo de mapeamento por satélite, com aplicações que deverão estar disponíveis no segundo semestre deste ano.

O lançamento do programa ocorrerá no auditório do Ibama, em Brasília. No evento, Marcus Barros, entregará a primeira licença permanente de coleta de material biológico para fins de pesquisa ao presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Erney Camargo.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em