Mobilização para os Ecossistemas de Montanha

Apesar de pouco divulgado no Brasil, a Ano Internacional das Montanhas está provocando atividades em dezenas de países de todo o mundo. A data foi proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de criar consciência sobre a importância

  
  

Apesar de pouco divulgado no Brasil, a Ano Internacional das Montanhas está provocando atividades em dezenas de países de todo o mundo. A data foi proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de criar consciência sobre a importância planetária dos sistemas montanhosos, fomentar o debate e as ações ambientalmente sustentáveis nesse ecossistema. O ano de 2002 é uma oportunidade única para se discutir e implementar o Capítulo XIII da Agenda 21, dedicado às montanhas, e que completa 10 anos junto com a Conferencia Rio + 10, que se realizará na África do Sul.

O Ano Internacional das Montanhas deverá servir de catalisador para uma ação concreta, continua e de longo prazo, que transcenda ao ano de 2002 e proporcione condições para a sustentabilidade dos ecossistemas de montanha.

Vários países já criaram seus comitês nacionais, possibilitando discutir e articular o ambiente das montanhas com temas transversais como água, florestas, paz, mulheres, crianças, entre outros. Embora o governo brasileiro ainda não tenha criado o seu comitê nacional as atividades de mobilização já começaram por iniciativa da ONG Crescente Fértil, com sede em Resende . RJ, contando com um leque de parcerias que vem crescendo rapidamente. Hoje, as seguintes instituições apóiam o evento: Parque Nacional do Itatiaia, Instituto Estadual de Florestas, Fundação Luterana de Diaconia, Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (Femerj) e Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Outros parceiros já contataram os organizadores e devem se agregar ao movimento brevemente.

Além do Seminário de Mobilização Nacional Ecodesenvolvimento de Montanhas, que será realizado em agosto, no Parque Nacional do Itatiaia, também está no ar o site www.itatiaia.org.br . O site é dedicado a promover o encontro e a troca de informações sobre as montanhas brasileiras, possibilitando a inscrição de trabalhos a serem apresentados no seminário e posteriormente publicados nos anais do evento. As conclusões do evento serão encaminhadas à comitiva brasileira da Conferência Rio +10, visando contribuir para a posição nacional relativa a sustentabilidade dos ecossistemas de montanha.

Mais informações:
Luis Felipe Cesar - Crescente Fértil
(24) 33817110 - crescente.fertil@crescentefertil.org.br

Fonte: Site Oficial do evento

  
  

Publicado por em