Morreu “Vitoriosa”, o clone do clone da Embrapa

Choque cardiogênico por pressão arterial foi a causa da morte da bezerra “Vitoriosa da Embrapa”, clone de outra vaca clonada. Embrapa fará coletiva às 14 horas. A bezerra “Vitoriosa da Embrapa”, clone de outra vaca clonada, a &

  
  

Choque cardiogênico por pressão arterial foi a causa da morte da bezerra “Vitoriosa da Embrapa”, clone de outra vaca clonada. Embrapa fará coletiva às 14 horas.

A bezerra “Vitoriosa da Embrapa”, clone de outra vaca clonada, a “Vitória”, faleceu no dia 30 de maio, às 13 horas, por choque cardiogênico causado por hipertensão arterial.

A bezerra nasceu no dia 5 de fevereiro de 2004 e vinha apresentando crescimento e quadro fisiológico normais.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizará entrevista coletiva às 14 horas, no auditório central da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília-DF, com o pesquisador Rodolfo Rumpf , líder das pesquisas de reprodução animal, e o
chefe geral da Unidade da Embrapa, José Manuel Cabral, para apresentar as questões técnicas que levaram ao falecimento da bezerra.

Segundo Rodolfo Rumpf, a bezerra vinha apresentando um crescimento adequado ao padrão de sua raça (Simental), ganhando cerca de 1,2 a 1,3 kg por dia.

Desde que nasceu, ela vinha sendo acompanhada pela equipe do Hospital Veterinário da Universidade de Brasília (UnB).

“A clonagem é uma técnica nova e ainda não completamente dominada.Existem relatos de hipertensão arterial em outros casos de clonagem citados na literatura científica e também em animais que não são clones”, afirma.

A causa da morte da bezerra “Vitoriosa da Embrapa” foi confirmada por testes patológicos realizados pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Universidade Federal de Pelotas. Um outro laudo foi solicitado pela Embrapa, mas ainda não está concluído.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia fica no Parque Estação Biológica, final da Av. W5 Norte, ao lado da Câmara Legislativa.

Fonte: Embrapa

  
  

Publicado por em

Lala

Lala

18/07/2011 15:32:11
Eu não entendo até agora como é possivel a clonagem!