Mostra FUMEC 2007 traz como tema central a sustentabilidade como forma de preservação

Como viver em um mundo sustentável O que podemos fazer para que as próximas gerações não fiquem comprometidas Onde começa a sustentabilidade Todas essas perguntas e muitas outras serão debatidas com os mais

  
  

Como viver em um mundo sustentável" O que podemos fazer para que as próximas gerações não fiquem comprometidas" Onde começa a sustentabilidade" Todas essas perguntas e muitas outras serão debatidas com os mais expressivos nomes que já trabalham em prol da sustentabilidade seja na arte, na educação, na política, no meio empresarial ou no meio ambiente. E é nesse contexto que a Mostra FUMEC 2007 abre as portas para debates e discussões de 22 a 27 de outubro.

Ao propor o tema da sustentabilidade, a idéia é ampliar e reforçar junto à sociedade que a conscientização deve partir de cada um e não somente dos governos. É tratarmos a sustentabilidade muito além do meio ambiente, mas com políticas sociais sérias, que promovam o crescimento econômico de uma região e da própria comunidade.

A abertura da Mostra será quinta-feira, dia 18 de outubro, no Espaço Cultural Phoenix, no Campus I (Rua Cobre, nº 200). Após a solenidade de abertura, feita pelo presidente da Fundação Mineira de Educação e Cultura, prof. Emerson Tardieu, haverá apresentação do grupo Cia. SeráQuê", e a abertura da exposição do fotógrafo Guilherme Machala Durães. Durães retrata o dia-a-dia dos catadores de lixo com imagens que mostram o orgulho e auto-estima desses trabalhadores. A exposição fica aberta ao público até o dia 27 de outubro.

A programação da Mostra FUMEC 2007, aberta ao público, começa dia 22 mas se estende ao longo dos dias 23, 24, 25, 26 e 27 de outubro, das 8 às 22 horas. Este ano, a Mostra terá dois momentos distintos – a Mostra e o Seminário 21, mas com programações paralelas. No primeiro momento, haverá apresentação dos cursos que a universidade oferece para os estudantes e sua relação com a sustentabilidade, além da realização das inscrições para o vestibular FUMEC com 50% de desconto.

O segundo momento é o Seminário 21, que acontecerá todos os dias, das 19 às 22 horas, com o objetivo de promover um grande debate sobre a sustentabilidade. Foram convidados para um bate-papo com os alunos da FUMEC e público em geral, nomes como o arquiteto Dante Della Mana, David Dieguez, da ONG Iniciativa Verde, o esportista Flávio Canto do Instituto Reação, entre outros.

Na Mostra FUMEC 2007 haverá também apresentações da peça Circo do Lixo (Galpão Cine Horto), do grupo de percussão Querubins, do Afrolata, além de oficinas de grafitagem e de reaproveitamento da Associação dos Catadores de Papelão e Material Reaproveitável (Asmare).

“Ao definirmos um tema, a sustentabilidade, nossa intenção é mostrar para alunos, professores e sociedade que é preciso repensar nossas atitudes no processo de construção de um mundo melhor. É o despertar para a necessidade de preservarmos o ambiente assegurando a existência das futuras gerações”, afirma o presidente da instituição, prof. Emerson Tardieu.

No sábado, dia 27, a Mostra será encerrada com a comemoração do Dia Nacional da Responsabilidade Social com um bazar sustentável aberto ao público. Para participar, basta levar um quilo de alimento não-perecível. No bazar, que funcionará das 9h às 13h, as ONGs participantes do evento disponibilizarão seus produtos.

Todo carbono emitido durante o evento será neutralizado com a plantação de mudas de árvores. Esta é a primeira vez que a Universidade realiza um evento totalmente sustentável. A ONG Iniciativa Verde concedeu o selo Carbon Free à Mostra FUMEC 2007. A ONG também acompanhará a plantação e manutenção das árvores plantadas.

SERVIÇO:

Mostra FUMEC 2007

Local: Campus Cobre FUMEC

End: Rua Cobre, nº 200

Data: de 22 a 27 de outubro (de segunda a sábado)

Horário: das 8 às 22 horas

Entrada Franca

Fonte: Link Comunicação Empresarial

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em