Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro sediará a entrega do Prêmio von Martius

O Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2007 será entregue a nove escolhidos em três categorias: Humanidade, Natureza e Tecnologia, no dia 7 de novembro, no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro. Entre as autoridades convidadas

  
  

O Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2007 será entregue a nove escolhidos em três categorias: Humanidade, Natureza e Tecnologia, no dia 7 de novembro, no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro. Entre as autoridades convidadas a prestigiar o evento, está confirmada a presença do Secretário do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc.

Flora Brasiliensis Online começa sua 2ª fase

Financiado pela Fapesp, Natura Cosméticos e Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social, o projeto Flora Brasiliensis Online quer iniciar sua segunda etapa no início de 2008, sob coordenação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Segundo George Shepherd, botânico da Unicamp e coordenador do Flora Brasiliensis Online, o objetivo desta segunda fase é atualizar as nomenclaturas das espécies da flora brasileira descritas pelo botânico alemão Carl Friedrich Philipp von Martius.

"Queremos facilitar para o público o acesso às plantas, colocando os nomes que os cientistas usam hoje em dia, criando uma porta de entrada para outros conheçam a flora brasileira: professores, artistas e estudantes. Se um estudante ou artista quiser uma ilustração de um jequitibá, por exemplo, poderá encontrá-lo no portal, desenhado com os mínimos detalhes, com uma beleza única", explica Shepherd, destacando que esta segunda fase irá estimular botânicos e outros interessados na flora brasileira a criarem uma nova flora, mais completa, sem a dependência de especialistas do exterior.

A primeira fase disponibiliza um sistema de informações online com 3.811 pranchas com os desenhos de folhas, frutos e flores em alta resolução, além de um banco de dados com os nomes das espécies identificadas por von Martius e seus colaboradores.

Obra consagrada:

A viagem pelo Brasil de Martius e do zoólogo Spix, junto a outros naturalistas, botânicos e desenhistas, durou três anos, de 1817 a 1820, quando Martius descobriu e descreveu 22.737 espécies da flora brasileira. Atualmente, estudiosos estimam a existência de cerca de 50 mil espécies de plantas na diversidade brasileira. Sua viagem rendeu diversas obras, manuscritos, cartas e desenhos, sendo a mais importante a Flora Brasiliensis, reunindo 15 volumes.

Projeto (Re)ciclo de cinema para o desenvolvimento sustentável:

Com a intenção de promover a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a cultura por meio do cinema e da diversão, a Tetra Pak acaba de inaugurar o projeto (Re)ciclo, que irá percorrer 78 cidades das regiões Sul e Sudeste. Além de apresentar as vantagens dos processos de reciclagem para a população desses locais, a ação visa a exibição de dois filmes: um nacional em praça pública e outro sobre educação ambiental em duas escolas públicas das cidades envolvidas.

Ações da empresa na área de meio ambiente, como coleta seletiva, reciclagem e educação ambiental também serão apresentadas por meio de vídeo institucional. O filme "Quixote Reciclado" foi produzido especialmente para esta ação, com o intuito de estimular hábitos essenciais de preservação do meio ambiente, como a coleta seletiva e a reciclagem.

"Com esse projeto, acreditamos estar estimulando o interesse pelo cinema nacional, promovendo a integração sociocultural nas cidades e disseminando a mensagem da importância da reciclagem para o meio ambiente", destaca Fernando Von Zuben, Diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak. No mês de outubro, projeto passará por 15 cidades dos Estados de São Paulo e Paraná.

Projeto Animalis da Faber-Castell comemora 15 anos:

Completando este ano 15 anos de existência, o Animalis tem o objetivo de conhecer e acompanhar, por meio de monitoramentos, inclusive fotográfico, as espécies da fauna silvestre nos parques florestais da Faber-Castell.

Além de 265 espécies de animais monitoradas até agora, incluindo espécies ameaçadas de extinção, são desenvolvidos estudos sobre a riqueza e diversidade da flora, controle da pureza da água e qualidade do solo, fundamentais para o equilíbrio e preservação do ecossistema local.

Em 2003, o projeto Animalis ganhou o Prêmio Ambiental von Martius, na categoria Natureza. Um ano antes, o projeto foi o terceiro colocado na mesma categoria. Enquanto o Projeto Arboris consolidou a plantação de cerca de 40 mil mudas de árvores nativas nos parques florestais, com ênfase às espécies frutíferas preferidas pela fauna silvestre. As mudas plantadas desde 1999 recebem cuidados para que continuem a se desenvolver e dar frutos.

Fonte: LVBA

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em