Natal-RN inicia elaboração da Agenda 21

A Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente, Mônica Maria Libório, e a Diretora do FNMA - Fundo Nacional do Meio Ambiente, Eliane Fernandes, participaram, no sábado (14/12/2002) do lançamento da Agenda 21 da cidade de Natal (RN), desenvolvido pe

  
  

A Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente, Mônica Maria Libório, e a Diretora do FNMA - Fundo Nacional do Meio Ambiente, Eliane Fernandes, participaram, no sábado (14/12/2002) do lançamento da Agenda 21 da cidade de Natal (RN), desenvolvido pela Associação de Apoio às Comunidades do Campo do Rio Grande do Norte (AACC/RN), com o apoio do FNMA.

No mesmo dia, elas visitaram dois projetos selecionados no Programa Piloto de Apoio aos Pequenos Projetos coordenado pela AACC/RN com recursos do FNMA.O apoio ao projeto “Construção da Agenda 21 de Natal” foi formalizado por meio de um termo de parceria assinado no último dia 13 de novembro no Ministério do Meio Ambiente.

A proposta, que prevê o desenvolvimento da Agenda 21 Local na capital potiguar, parte de uma ampla articulação das instituições locais e da participação popular, para edificar as bases do Desenvolvimento Sustentável na cidade.

Serão realizados eventos de mobilização e sensibilização dos moradores nos 36 bairros da cidade, para a construção de um diagnóstico participativo e de um plano de ações.Uma das principais características do projeto, selecionado por meio do Edital 13/2001 – “Construção de Agenda 21 Local”, é a capilaridade da proposta, que busca envolver o maior número de atores sociais para que a construção do documento de Agenda 21 seja ampla e representativa.

São parceiras do projeto: o Grupo Colméias de Projetos Assessorias e Serviços; o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte; o Consórcio do Plano Estratégico da Cidade de Natal; a Associação de Apoio a Produção e ao Pequeno Empreendimento; a Secretaria Especial de Meio Ambiente e Urbanismo; a Universidade Potiguar e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Os outros projetos visitados pela equipe do Ministério são: Educação Meio Ambiente e Geração de Renda executado pelo Grupo Colméia no Município de Idelmo/RN e Papéis Alternativos de Carnaúba desenvolvido pela Fundação Félix no Município de Pendências/RN. Essas são 2 das 10 propostas selecionadas por meio de edital específico lançado pela AACC-RN a partir do Programa Piloto de Apoio aos Pequenos Projetos. Estão sendo apoiadas, por esse programa, ações de autogestão e co-gestão dos recursos naturais no Bioma Caatinga e a convivência com o semi-árido nordestino.

Fonte: InforMMA

  
  

Publicado por em