`Airbag `marítimo, desenvolvido pela empresa espanhola Kafloat, impede afundamento de embarcações

Sistema parecido com o do airbag dos carros promete salvar embarcações de naufrágio. Desenvolvido pela empresa espanhola Kafloat, o sistema evita que o barco afunde quando houver entrada de água pelo acionamento de globos que se inflam em pouco tempo. É c

  
  

Sistema parecido com o do "airbag" dos carros promete salvar embarcações de naufrágio. Desenvolvido pela empresa espanhola Kafloat, o sistema evita que o barco afunde quando houver entrada de água pelo acionamento de globos que se inflam em pouco tempo. É como se a embarcação vestisse um imenso bote que a permite flutuar na água.

Outra empresa, a Parafly, de alto desempenho tecnológico, trabalhou no desenho e no funcionamento do sistema, enquanto a Sener. Kafloat é dona da patente e da idéia original, bem como foi a coordenadora e financiadora dos trabalhos. O equipamento foi testado por diversas vezes até que se provou sua eficiência.

Num dos testes, um barco pesqueiro, de 26 metros de comprimento e 240 toneladas, foi inundado propositalmente até atingir 80% de sua capacidade. Os técnicos usaram 70 mil litros de água para realizar a tarefa.

Doze globos, distribuídos em cada lado, foram acionados manualmente, de dois em dois. O equipamento foi capaz de impedir o afundamento do pesqueiro.O mecanismo funcionará também de forma automática, mas o sistema manual será sempre uma opção em casos de falha digital. Ao serem usados, os globos poderão ser substituídos facilmente em qualquer porto.

Os dirigentes da Kafloat prevêem que o investimento necessário para o desenvolvimento e comercialização do produto será de 550 mil euros, aproximadamente R$ 2,2 bilhões. O Ministério da Ciência e Tecnologia da Espanha arcará com 35% dos gastos com o projeto.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em