Água doce é tema de oficina de educação ambiental em Brasília

Entre os dias 22 e 23 de maio, acontece em Brasília uma oficina temática de educação ambiental com ênfase na água doce, coordenada pela organização ambientalista WWF-Brasil. O evento está sendo organizado para permitir que diversas instituições, parce

  
  

Entre os dias 22 e 23 de maio, acontece em Brasília uma oficina temática de educação ambiental com ênfase na água doce, coordenada pela organização ambientalista WWF-Brasil.

O evento está sendo organizado para permitir que diversas instituições, parceiras do WWF-Brasil, que trabalham com educação ambiental e com a gestão da água doce no Brasil discutam, planejem e elaborem projetos e atividades conjuntas voltadas para a conservação e gestão deste importante recurso natural.

Durante o evento, o WWF-Brasil está reunindo cerca de 20 profissionais de organizações governamentais e não-governamentais do Cerrado, do Pantanal, da Mata Atlântica e da Amazônia, biomas onde a instituição conduz mais de 70 projetos de conservação da natureza.

O primeiro dia da oficina foi iniciado com apresentações de um panorama da conservação e gestão da água doce no Brasil e sobre as perspectivas da educação ambiental no país, realizadas, respectivamente, pelos coordenadores dos Programas Água para a Vida e de Educação Ambiental do WWF-Brasil, Samuel Barrêto e Larissa Costa.

Após isso, as instituições parceiras do WWF, que estão sediadas em regiões diversas do Brasil e, portanto, não têm a oportunidade de trocar experiências no dia-a-dia, fizeram apresentações de seus programas de educação ambiental e sobre como podem e pretendem contribuir para viabilizar um plano de ação conjunto para uma melhor conservação da água.

Durante o segundo dia, os participantes continuam a discussão mas desta vez mais focada no planejamento estratégico, na elaboração de propostas de parcerias e na definição de um cronograma de ações Integradas que resultarão em cinco projetos demonstrativos de educação ambiental com foco nos recursos hídricos, a serem desenvolvidos nos próximos quatro anos.

`Com este encontro, buscamos aproximar instituições que trabalham com educação ambiental e com a conservação e gestão da água doce no Brasil sob formas e métodos tão diversos para que possamos garantir o apoio mútuo, trocar experiências, buscar soluções inovadoras e magnificar nossa ação`, comenta Larissa Costa.Embora algumas regiões do Brasil tenham uma situação privilegiada em relação à quantidade e à qualidade de sua água, seu uso não vem ocorrendo de forma correta e responsável.A superexploração ,a despreocupação com os mananciais, uma má distribuição, a poluição, o desmatamento e desperdício são apenas alguns dos fatores que comprovam o descaso com o recurso.

Para reverter esta situação e contribuir para que o país valorize e utilize corretamente a sua água, o WWF-Brasil possui um Programa de Conservação e Gestão de Água Doce. Por meio do desenvolvimento de diversas ações, entre elas a educação ambiental, a instituição vem trabalhando para o estabelecimento de modelos de gestão das bacias hidrográficas, o fortalecimento das políticas públicas e das instituições que atuam neste setor no Brasil e a conscientização do grande público, dos governos e do setor privado.

Serviço:

Oficina Temática de Educação Ambiental do WWF-Brasil

Data: 22 a 23 de maio de 2003

Local: Instituto Israel Pinheiro - SAIS Conjunto A - Estrada Parque Dom Bosco - Lago Sul (próximo à Ermida Dom Bosco)

Fonte: Ass.Imprensa WWF-Brasil

  
  

Publicado por em