Água é tema do Prêmio Jovem Cientista

Com o tema Água: Fonte de Vida, os prêmios Jovem Cientista e Jovem Cientista do Futuro visam incentivar a descoberta de soluções para os grandes problemas que atingem os leitos e mananciais, transformados em grandes depósitos de lixo. A água, fonte da vid

  
  

Com o tema "Água: Fonte de Vida", os prêmios Jovem Cientista e Jovem Cientista do Futuro visam incentivar a descoberta de soluções para os grandes problemas que atingem os leitos e mananciais, transformados em grandes depósitos de lixo. A água, fonte da vida, pode secar. Mas, os prêmios estão em busca de novas soluções para a preservação, a recuperação e o uso racional deste bem.

Os temas para o Jovem Cientista devem versar sobre eutrofização de reservatórios; limnologia; impactos de usos múltiplos; tecnologia de recuperação de sistemas aquáticos e re-uso da água; processos de saneamento e tratamento de água; técnicas de irrigação mais eficientes; e otimização do uso industrial.

Fruto da mesma parceria e do sucesso alcançado pelo PJC, o Jovem Cientista do Futuro é direcionado a estudantes do nível médio. O Prêmio apresenta a pesquisa como uma fonte de aprendizagem e produção de conhecimento e tem despertado o interesse desses jovens na carreira científica e tecnológica.

As inscrições também podem ser feitas pela internet até 31 de julho .

O PJCF, foi criado em 1999, estendendo aos alunos de nível médio as propostas que fizeram parte do Prêmio Jovem Cientista - considerado nos últimos vinte anos, como uma das mais importantes premiações do gênero na América Latina.

Para que seja mantido o princípio da premiação, o tema adotado pelo Prêmio Jovem Cientista do Futuro sempre é o mesmo do PJC - com um subtema, caso haja necessidade de adequação à grade curricular do nível médio.

Promovido pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, pela Gerdau e pela Fundação Roberto Marinho, o Prêmio Jovem Cientista foi criado em 1981 com o objetivo de reconhecer a pesquisa no Brasil.

Ele deu origem, em 1999, ao Prêmio Jovem Cientista Futuro, destinado a estudantes do ensino médio. Os temas escolhidos a cada ano são sempre de interesse direto da população e buscam soluções para problemas encontrados em seu cotidiano.

O PJC é dividido em três categorias:

Graduados, para os pesquisadores inscritos com menos de 40 anos;

Estudantes, os alunos de escolas técnicas ou de cursos superiores que tenham menos de 30 anos de idade;

e Mérito Institucional, destinado ao centro de pesquisa, escola técnica ou empresa que inscrever o maior número de candidatos. Os orientadores de cada jovem cientista premiado também são contemplados na premiação.

Já no Prêmio Jovem Cientista do Futuro, podem participar estudantes de escolas de todo o país com até 25 anos de idade. São premiados os três primeiros colocados, bem como suas escolas e seus orientadores.

Fonte: ICV - Instituto Centro de Vida

  
  

Publicado por em