Água foi tema da CSD-13/ONU

Foi realizada em Nova Iorque – EUA a 13º sessão da Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CSD-13) das Nações Unidas com o foco “Água, Saneamento e Assentamento Humano”. O evento ocorreu entre os dias 11 e 22 de Abril e objetivou mobilizar ações de s

  
  

Foi realizada em Nova Iorque – EUA a 13º sessão da Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CSD-13) das Nações Unidas com o foco “Água, Saneamento e Assentamento Humano”.

O evento ocorreu entre os dias 11 e 22 de Abril e objetivou mobilizar ações de seus financiadores para implementação da Agenda 21 e do Plano de
Johannesburg (JPOI).

Com o intuito de garantir convergência das decisões políticas foram convidados Ministros de vários segmentos. O Secretário de Recursos Hídricos, João Bosco Senra, representou a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e participou das sessões envolvendo o tema água.

No contexto da governança, onde falaram representantes de grupos de mulheres, organizações juvenis, povos indígenas, trabalhadores, sindicalistas e empresários, o Secretário João Bosco falou em seu discurso sobre os avanços e desafios da gestão das águas no Brasil, enfatizando o Plano Nacional de Recursos Hídricos, que está sendo elaborado este ano e atende às Metas do Milênio e ao Plano de Johannesburg.

Informou também que o Brasil está elaborando uma proposta de Estratégia Comum para a gestão dos recursos hídricos na América Latina e Caribe.

Partindo do pressuposto que a gestão de recursos hídricos eficiente com um satisfatório abastecimento de água potável são pontos crunciais para o fim da pobreza e para o crescimento sustentável, a CSD resolveu discutir políticas e ações para solucionar o problema que envolve o tema e assola o mundo.

Estudos mostram que a metas para abastecimento de água e saneamento podem ser alcançadas e a sessão prontificou em encontrar maneiras de melhorar os serviços de abastecimento de água, a expansão do acesso a água potável, preservação da qualidade desses recursos, políticas que beneficiem as classes mais necessitadas, dentre outras.

Fonte:SRH/MMA

  
  

Publicado por em