Águas e Florestas da Mata Atlântica são tema de evento em São Paulo

A ONU - Organização das Nações Unidas definiu 2003 como o Ano Internacional da Água Doce com o intuito de incentivar todos os países na preservação dos recursos hídricos mundiais. Dando início às comemorações, o Conselho Nacional da Reserva da Biosfer

  
  

A ONU - Organização das Nações Unidas definiu 2003 como o Ano Internacional da Água Doce com o intuito de incentivar todos os países na preservação dos recursos hídricos mundiais.

Dando início às comemorações, o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo aproveitam o alerta mundial e promovem o evento "Águas e Florestas da Mata Atlântica", com o objetivo de aprofundar a discussão sobre o tema e apresentar resultados de projetos.

Na primeira parte do evento, dedicada às florestas, serão apresentados os Padrões de Certificação de Recursos Florestais Não Madeireiros da Mata Atlântica. Também será concedido pelo IMAFLORA, seguindo os padrões do FSC - Forest Stewardship Council, o primeiro diploma de Certificação Ambiental de um produto nativo da Mata Atlântica, a erva-mate.

A Certificação Ambiental é o credenciamento dado a produtos com um “bom manejo“ florestal e que assegurem o equilíbrio ecológico, a viabilidade econômica e a justiça social.

Na segunda parte do evento, destinada ao tema água, haverá a exposição da Unesco no Brasil, sobre o Ano Internacional da Água Doce. Na oportunidade, também será lançada a publicação “Águas e Florestas da Mata Atlântica- Por uma gestão Integrada“, feita pelo CN-RBMA em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica.

Haverá o anúncio de parcerias e projetos de Conservação e Recuperação de Águas e Florestas na Bacia do Rio Paraíba do Sul, pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Para encerrar o evento, a Ministra Marina Silva fará uma palestra com o tema Água, Florestas e Sociedade, trazendo as prioridades do Ministério para o tema.

SERVIÇO

"Águas e Florestas da Mata Atlântica"

Local: Auditório Augusto Ruschi, (CETESB/SMA); Rua Frederico Hermann Jr. 345, São Paulo - SP

Data: 21 de março

Horário a partir das 9:00

Entrada Franca

Fonte: Conselho Nacional da Reserva da Biosfera

  
  

Publicado por em