ANA resgata a história do uso da água no Brasil

Como os brasileiros do período colonial lidavam com os recursos hídricos do país De que modo a água era usada para o desenvolvimento do Brasil na época do Império Estas e outras questões poderão ser

  
  

Como os brasileiros do período colonial lidavam com os recursos hídricos do país" De que modo a água era usada para o desenvolvimento do Brasil na época do Império" Estas e outras questões poderão ser respondidas com o livro “A História do Uso da Água no Brasil, do Descobrimento ao Século XX”, que começa a ser preparado pela Agência Nacional de Águas (ANA).

Hoje, quinta-feira, 09/08, às 10h30, no auditório da Agência, em Brasília, o diretor Dalvino Franca lançou o hotsite da publicação(www.ana.gov.br), o qual permitirá que qualquer internauta contribua com o livro, por meio da doação de gravuras, pinturas, fotografias e a cessão de relatos históricos acerca do uso da água desde a chegada de Cabral.

A iniciativa está sendo desenvolvida baseando-se na posição institucional da ANA de que a cultura é elemento fundamental para a conservação e o uso racional dos recursos hídricos.

A Agência também reunirá na publicação informações sobre equipamentos e elementos de infra-estrutura relacionados aos recursos hídricos brasileiros, como: aquedutos, chafarizes e rodas d’água. A ANA aproveitará a iniciativa para buscar no passado boas práticas no uso da água tanto no meio urbano como no rural que possam ser aplicadas hoje em dia.

“A História do Uso da Água no Brasil, do Descobrimento ao Século XX” é um livro importante devido à quase ausência de informações sobre o assunto no período anterior ao final do século XIX, quando há os primeiros registros de sistemas de abastecimento de água, implantados nas principais áreas urbanas nacionais.

Trabalho de pesquisa:

Num primeiro momento, a ANA fará estudos e coleta de informações. A partir daí, serão definidas as áreas a serem pesquisadas com mais profundidade. Na segunda etapa do trabalho, haverá um detalhamento das áreas de interesse classificadas por categorias. Esta delimitação da pesquisa visa à formulação de uma análise mais aprimorada e que atenda às peculiaridades de cada categoria. Por último, a Agência montará um banco de dados com todos os elementos coletados.

Exposições:

Para promover o lançamento da publicação, a Agência levará uma exposição sobre o tema para doze capitais brasileiras no decorrer de um ano, as datas não foram definidas até o momento.

Durante os eventos, os visitantes poderão ver painéis temáticos com resumo textual e fotográfico sobre cada século. Também haverá quiosques que disponibilizarão sons e vídeos aos visitantes.

Fonte: Agência Nacional de Águas

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em

Manuella

Manuella

07/04/2009 18:51:53
ótima , parabéns

Maria Élide Bortoletto

Maria Élide Bortoletto

27/10/2008 13:26:52
Parabéns ANA. Projetos desta natureza trazem um ânimo às nossas vidas. Tenho interesse em assistir a apresentação. Como posso saber o calendário? Moro em São Paulo, capital. Obrigado pela atenção Maria Élide