Aqüíferos podem salvar abastecimento de água no Brasil

As águas subterrâneas (aqüíferos) podem salvar o abastecimento de água em quase todas regiões do Brasil onde há rodízios, secas ou outras insuficiências de abastecimento. Esse será um dos temas que a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS)

  
  

As águas subterrâneas (aqüíferos) podem salvar o abastecimento de água em quase todas regiões do Brasil onde há rodízios, secas ou outras insuficiências de abastecimento.

Esse será um dos temas que a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS) discutirá, com especialistas brasileiros e estrangeiros, no Seminário Internacional Jubileu de Prata, no próximo dia 21 de outubro, no Espaço APAS Eventos, em São Paulo (SP). Esse seminário comemorará os 25 anos da ABAS.

Serviço

Seminário Internacional Jubileu de Prata

Data: 21 de outubro de 2003, das 14 às 22h

Local: Avenida Pio XI, 1.200, Espaço APAS Eventos, Auditório Antônio Dias Filho, Alto da Lapa, São Paulo (SP)

Telefone: (11) 3104-6412

Sobre a Abas

Fundada em 10 de outubro de 1978, a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas tem como função divulgar, discutir e conservar as águas subterrâneas no país, além de congregar entidades, técnicos e simpatizantes, com objetivo de estudar, pesquisar, criar novas tecnologias de preservação e uso de águas subterrâneas.

A entidade ­ que, hoje, reúne mais de mil associados, em todo território nacional, com sede em São Paulo ­ promove seminários, cursos, congressos e conferências para a divulgação dos trabalhos técnicos, constitui comissões e promove reuniões para análise e debate de assuntos relacionadas às águas subterrâneas.

A atual diretoria, presidida por Joel Felipe Soares, tem como meta o credenciamento e a qualificação das empresas perfuradoras de poços visando a um desenvolvimento sustentável.

Para isso, oferece um credenciamento e o Selo de Qualidade, para as empresas envolvidas com a perfuração, pesquisa e produção de águas subterrâneas.

Com isso, pode-se usar o aqüífero subterrâneo, protegendo-o com obras executadas dentro das normas da ABNT, fiscalizadas pelo CREA, e, sobretudo, outorgadas pelo DAEE, objetivando, com isso, a transformação do poço tubular profundo em uma obra de engenharia, e não a loteria de um comprometedor buraco no chão.

Fonte: Casa da Notícia

  
  

Publicado por em

Juliana Freitas

Juliana Freitas

11/06/2010 20:51:01
Entrei aqui para pedir a ajuda de todos que tiverem contato com esta mensagem, sou moradora de Seropédica, cidade do estado do Rio de Janeiro onde fica localizada a MAIOR UNIVERSIDADE DA AMERICA LATINA UFRRJ (onde iniciarei o curso de agronomia em agosto)
Pois bem , aqui nesta cidade, estamos na luta contra a vinda de um ATERRO SANITÁRIO EM CIMA DE UM GRANDE AQUIFERO!!!
Um projeto absurdo, que foi aprovado por 7 vereadores e espera a palavra final do prefeito, porém este (DARCI DOS ANJOS) SUMIU!
A população já fez diversas manifestações, já compareceu a prefeitura, mandamos inúmeros e-mails e não existe nenhum tipo de pronunciação deste homem sobre este assunto!
Por favor , nos ajudem a impedir este absurdo!!

Pedro Catanho

Pedro Catanho

08/12/2008 12:01:00
Acredito ser de muita valia a preocupação da ABAS com a qualidade e conservação de nossas reservas hídricas subterrâneas! Mas por outro lado vejo a INDÚSTRIA DA SECA levar vantagem! Pois enquanto nossos gestores não tiverem o interesse de acabar com a fonte de renda de minorias(usos de carros pipa) para reverter a problemática da estiagem em NOSSO nordeste e investir em perfuração de poços que atendam deverasmente a necessidade do nosso povo tão sofrido nada vislumbro de melhorias para o povo brasileiro mais carente ter seus recursos autossustentáveis. Sabe-se que em média um carro-pipa consume R$ 7.000,00 por mês do Governo Federal, recurso que a meu ver seria suficiente para perfurar vários poços que com certeza seriam mais satisfatório! Sabe-se também que há municípios que fazem uso de 1 a 20 carros pipa ou mais devido a sua extensão territorial e a demanda de consumo!

Nany

Nany

04/11/2008 22:29:09
bom de mais

Botoca

Botoca

26/10/2008 18:00:08
Desenvolvimento sustentavel e motivo pra acabarem com toda a agua...nada disso, o certo seria que nao tocassem nos aquiferos....querem privatizar...pra no final os EUA tomarem...pq nao se preocupam primeiro em reaproveitar a agua degradada...querem sopa....nada de mexer com aquifero...mexam nos esgotos.....