Campanha Verão Limpo 2004 fará monitoramento do mar em águas profundas

Após 16 anos, a Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, muda o enfoque das campanhas de verão, antes voltadas à educação ambiental, privilegiando questões como a balneabilidade das praias e os cuidados com a saúde e o lixo, e aprof

  
  

Após 16 anos, a Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, muda o enfoque das campanhas de verão, antes voltadas à educação ambiental, privilegiando questões como a balneabilidade das praias e os cuidados com a saúde e o lixo, e aprofunda as discussões acerca da qualidade das águas marinhas.

É com este novo objetivo que a Cetesb lança o programa `Verão Limpo 2004 – Qualidade de Vida é Nossa Praia`, nesta quinta-feira, dia 18, em Santos, promovendo um encontro para mostrar as ações que vem desenvolvendo no litoral paulista. O evento tem início às 10 horas, no Hotel Parque Balneário,à Av. Ana Costa, 555 – Praia do Gonzaga.

Novidades

A partir de 2004, a Cetesb pretende sistematizar e intensificar o monitoramento em águas mais profundas,analisando a qualidade hídrica nos locais onde são desenvolvidas atividades de maricultura e nas áreas que sofrem influência dos lançamentos dos emissários marinhos, avaliando também o surgimento e as causas da proliferação de algas tóxicas.

Este trabalho será feito em parceria com a Universidade de Taubaté, com financiamento do Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP.

A campanha

Para a orientação dos banhistas, serão mantidas as bandeiras sinalizadoras nos 148 pontos das 128 praias monitoradas semanalmente pela CETESB, indicando se o local está próprio ou impróprio para banho.

A intensificação das análises de balneabilidade já começou e, desde novembro último, os pontos que apresentam maior variação na qualidade têm amostras coletadas duas vezes por semana.

A divulgação dos objetivos da campanha, com destaque para a correta destinação do lixo, uso racional da água para abastecimento e ações preventivas contra a dengue, será feita por meio de faixas, `banners`,painéis e `blimps`, instalados em pontos estratégicos das rodovias de acesso ao Litoral e nas balsas.

Serão realizadas também exposições itinerantes sobre os temas abordados, com a utilização do laboratório volante onde técnicos da Cetesb farão demonstrações de análises de água para recreação. Este carro-laboratório estará exposto, de amanhã até domingo próximo, defronte ao Posto 2, na Praia do Gonzaga.

Em janeiro, será realizado um seminário em São Sebastião com mesma finalidade, mostrando as novas ações que estão sendo desenvolvidas pela Cetesb. A campanha `Verão Limpo 2004` vai atingir os 15 municípios do litoral paulista durante toda temporada de férias, até o Carnaval, no final de fevereiro.

Fonte: AssCom Cetesb

  
  

Publicado por em