Comitê do Itajaí-SC lançou o Prêmio Otto Rohkohl de Conservação da Água

A iniciativa é uma promoção do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí para reconhecer e destacar iniciativas bem sucedidas no uso da água. O lançamento do prêmio foi feito junto com a Assembléia Geral do Comitê do Itajaí, que marcou o

  
  

A iniciativa é uma promoção do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí para reconhecer e destacar iniciativas bem sucedidas no uso da água. O lançamento do prêmio foi feito junto com a Assembléia Geral do Comitê do Itajaí, que marcou o encerramento da Semana da Água, no dia 25 de setembro.

O Prêmio Otto Rohkohl de Conservação da Água pretende destacar e encorajar projetos de proteção da água, assim como aqueles ligados ao uso sustentável dos recursos naturais do Vale do Itajaí.

Ele está dividido em três categorias: sociedade civil, usuários da água e órgãos governamentais, que abrangem toda a comunidade do Vale do Itajaí e foram dispostas de acordo com a representatividade no Comitê do Itajaí, que é formado por 40% de representantes da população e da sociedade civil, 40% de representantes dos usuários da água, e 20% de representantes de órgãos governamentais.

Com base nesta representatividade serão conferidos cinco prêmios: dois prêmios a cada uma das categorias sociedade civil e usuários da água, e um prêmio à categoria órgãos governamentais.

Tanto indivíduos como organizações não-governamentais, entidades comunitárias, prefeituras, empresas privadas, universidades e agências governamentais, podem participar, de acordo com os seis temas específicos, que são: Educação Ambiental, Saneamento, Preservaçãp ou recuperaçãp de mananciais ou mata ciliar, tecnologia, processos industriais, irrigação e uso na agricultura.

Quem foi Otto Rohkohl

As soluções para os problemas das enchentes e relacionados ao uso da água são apontadas desde o início da colonização do Vale do Itajaí. A proposta mais visionária foi feia pelo engenheiro Otto Rohkohl, cônsul da Alemanha em Blumenau no início do século passado.

Ele sugeriu a criação de uma “S/A Contra Enchentes”, que reuniria como sócios os usuários da água, as empresas e instituições locais. A proposta foi feita em 1929, e somente 68 anos depois foi criado o Comitê do Itajaí, que em boa medida reúne algumas idéias de Otto Rohkohl.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Guarim Liberato Jr

  
  

Publicado por em