Cotia-SP sediará o Fórum Social das Águas

“Ações conjuntas entre Governo e sociedade são fundamentais para garantir água às futuras gerações”. A opinião é de Gilberto Marcelino, presidente do Instituto Vis Viva de Fomento Socioambiental. Ele é um dos coordenadores do Fórum Social das

  
  

“Ações conjuntas entre Governo e sociedade são fundamentais para garantir água às futuras gerações”. A opinião é de Gilberto Marcelino, presidente do Instituto Vis Viva de Fomento Socioambiental. Ele é um dos coordenadores do Fórum Social das Águas, evento que acontece em Cotia (SP) a partir do próximo dia 16.

Marcelino diz que “é essencial garantir acessibilidade do produto à população e investir na despoluição dos rios para que a água se torne um bem inesgotável”.

O Fórum será realizado em paralelo ao 3º Fórum Mundial das Águas que reunirá em Kyoto (Japão) empresários e governante do mundo inteiro. Marcelino comenta que a principal bandeira do evento no Brasil será a de lutar para a não privatização da água no País.

Segundo ele, “o recurso hídrico deve ser preservado e garantido a todos os cidadãos”. O Fórum deve reunir representantes da América Latina, Canadá, EUA, Europa e África.“O Brasil é uma região privilegiada em recursos hídricos, mas isso não significa dizer que estamos livres de ficar sem água.O País deve cuidar de seus reservatórios subterrâneos de água, evitando a poluição para garantir água limpa à população”, afirma.

Ele cita como exemplo o reservatório localizado entre o Estado do Mato Grosso na fronteira com Uruguai e Argentina. “A região é rica em água, que se bem administrada pode garantir o bem natural por três mil anos”, ressalta.

“Aliar políticas públicas no combate à poluição e conquistar o engajamento da população nas questões da água são fundamentais para que o Brasil garanta sua
permanente existência.O Fórum vai debater, em uma semana, o direito à água aos cidadãos”, conclui.

A preocupação com a água no planeta ganha discussão também em outros países. Itália (Florença), Índia (Nova Delhi) e EUA (Nova Iorque) realizam neste mês encontros para debater o tema.

A programação completa do Fórum Social das Águas está no site oficial do evento.

Fonte: Instituto Vis Viva de Fomento Socioambiental

  
  

Publicado por em