Cuide bem da água, proteja os mananciais e adote uma nascente!

Para engajar os brasilienses na campanha pela conservação da água, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal (Semarh) e o WWF-Brasil abriram a Semana da Água de 2004 realizando no dia 21/3(domingo) o “Encontro Água Para a Vida,

  
  

Para engajar os brasilienses na campanha pela conservação da água, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal (Semarh) e o WWF-Brasil abriram a Semana da Água de 2004 realizando no dia 21/3(domingo) o “Encontro Água Para a Vida, Água Para Todos”.

O evento uniu a tradicional Corrida das Águas, em sua quarta edição, ao Passeio Ciclístico Água Para a Vida. Outras atividades, como pintura de rosto, peças de teatro e apresentação de pára-quedistas, completaram a manhã do domingo.

“Esse Encontro é a oportunidade de mobilizar a população do Distrito Federal e chamar a atenção para a questão da água, que é fundamental à vida”, disse a secretária geral do WWF-Brasil, Denise Hamú.

Cuide bem da água, proteja os mananciais e adote uma nascente! Essa foi a mensagem que corredores e ciclistas levaram para casa depois de correr e pedalar pelas pistas do Eixão Norte.

O Encontro foi uma das ações da campanha “Água Para a Vida, Água Para Todos”, do WWF-Brasil, que depois do Passeio Ciclístico continua nas ruas com o Programa Adote Uma Nascente.

Desenvolvido em parceria com a Semarh, o programa permite aos cidadãos adotar e batizar com nomes de sua escolha nascentes em áreas estratégicas para o abastecimento do Distrito Federal.

O adotante passa a ser responsável pela conservação do olho d’água que escolheu, podendo promover atividades públicas de educação ambiental na área preservada. Ao final de um ano, a Semarh avalia tecnicamente o estado da nascente e, se tudo estiver em ordem, renova a adoção.

Para o secretário do Meio Ambiente do DF, Pastor Jorge Pinheiro, `o maior objetivo dessas atividades é despertar na população a conscientização da importância da água para a vida, e que ela é um bem de todos.`

O Programa Água Para a Vida existe desde 2001 e é financiado pelo Grupo HSBC. A campanha “Água Para a Vida, Água Para Todos” é um dos componentes do programa, e tem alcance nacional.

O objetivo, a longo prazo, é mudar a visão da sociedade brasileira para que ela deixe de considerar a água apenas como um bem a ser consumido e passe a entender que ela é suporte para a vida.

O evento contou também com o apoio da Companhia de Saneamento de Brasília (Caesb), do Parque da Cidade, dos Corredores de Rua do DF (CORDF) e do Governo do Distrito Federal. Para o presidente do CORDF, Adeilton de Medeiros Cavalcanti, “a Corrida das Águas contribui para conscientizar os corredores da necessidade de se preservar os mananciais e de se evitar o desperdício”.

Fonte: WWF

  
  

Publicado por em